Avançar para o conteúdo principal

Pergunta 4 - Porquê a Paragem?

Esta questão, mais que uma pergunta, suscitou e suscita muita curiosidade. É verdade que, durante um período, parei. De ensinar, de dançar, de aparecer. Porque assim teve de ser. Eu não queria, mas a Vida impôs-me.

Tive actividade intensa durante 14 anos seguidos. E quando digo intensa quero dizer várias horas por dia a dar aulas, quase todos os fins de semana a dançar em eventos, mentoria de workshops e cursos pelo país. Foi mesmo muito trabalho a abrir caminhos e a dar a conhecer a Dança Oriental, numa época onde as redes sociais e o "online" ainda não eram uma moda.

Chegou a um momento, que sinceramente... estava exausta. Física e psicologicamente. Nós bailarinas, para além do trabalho físico que todos "aparentemente" entendem, temos uma pressão enorme em arranjar trabalho, alunos, eventos, etc... nada, mas mesmo nada nos cai do céu e nós acabamos por ser as nossas próprias empresárias e promotoras. Este trabalho de bastidores é... exaustivo e muitas vezes frustrante. Temos de fazer 1000 para conseguir 10, quando conseguimos os 10. Remei, contra a maré, vezes sem conta e claro, por mais alegria que me dava cada conquista, por mais realização que me dava ultrapassar cada desafio, deixa marcas. Estava profundamente cansada quando a Vida, me brinda com a Raquel - a minha filha - e nesse momento, percebi que tinha de fazer a pausa que teimosamente adiava.

Precisei de "desligar" para sentir necessidade de dançar, de ensinar, de conquistar. Precisei de sentir saudades de ouvir música árabe, de estar com pessoas e com alunas. Precisei de me refugiar no meu casulo para gerar Vida enquanto a Vida se regenerava em mim. Porque um artista não é uma máquina de criatividade. Não é mais uma peça de uma indústria que não para de exigir. É um ser humano que sim, inspira, mas também tem de ter um feedback de carinho e respeito. 

Parei para inspirar. Para me lembrar. De quem eu sou, o que quero, e para onde quero ir. Sim... quase me perdi. Mas consegui, nesta paragem, visualizar de novo o caminho a seguir. Voltei a focar. Já tive muitos (re)começos, mas recomeçar desta vez foi... assustador. Tive para desistir de vez... mas mais uma vez, a Vida mo impediu. Quando decidi abrir a porta do meu casulo, deparei-me com um mundo (na Dança) completamente diferente. Transformado. Tive de me ajustar, repensar, posicionar-me. Claro, teve o seu tempo... que não é nunca o tempo que queremos, mas é aquele que precisamos. E toda esta paragem com uma filha no colo. Quando me descobria mãe. Porque também parei para ser mãe. Podem ler a minha experiência nos posts: Assim Nasceu...uma Mãe e Os Primeiros 24 Meses do Resto da Minha Vida.

Toda esta paragem lapidou-me. E, embora me tenha custado muito parar, agora vejo que me "salvou" e só tenho a agradecer quem me deu a mão e não se esqueceu de mim. A essas pessoas - que sabem quem são - devo-lhes para o resto da vida. Daqui para a frente o grande desafio é o equilíbrio de todas as Sara`s que sou e não desfocar porque o que eu quero é ser feliz.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven