Avançar para o conteúdo principal

A Dança Oriental como eu gosto




Ano após ano, show após show, dança após dança, movimento após movimento, cada vez chego mais à conclusão que o que realmente encanta, a quem nos assiste, é a alma com que a bailarina dança.
Ela até pode usar véus, bastões, leques, fazer o pino, mas o que fica na memória foi como ela sentiu aquela música e o transmitiu através do movimento do seu corpo.
Isso é que é dançar! E esse é que é o princípio da Dança Oriental.
Adoro adereços, aprecio algumas fusões, divirto-me a inventar, mas cada vez mais estou adepta de não levar nada e ser só eu, a música e o publico. Esse é que é o grande desafio de uma bailarina, conseguir transmitir Arte superando o seu próprio corpo, transcendo o espaço e transparecendo a música. Mostrar Dança Oriental "pura e dura", sem fusões ou outras complicações!
Claro que não é para todos... infelizmente vejo muitas bailarinas, com grande potencial, mas escondidas atrás de um véu, por exemplo. Ou (isto é que me deixa mais abismada) fazem todo o tipo de fusões, artes circenses, tribalismos, movimentos impecávelmente executados, mas sem expressão ou sentimento nenhum. Parecem máquinas... Vê-se hoje em dia tanta coisa, mas Dança Oriental no seu estado mais puro... nem vê-lo!
Não me interpretem mal, acho muito interessante tudo o que se faz, eu própria sou fã do movimento modernista para onde a D.O. naturalmente evoluiu. Mas acreditem em mim, não vale a pena seguir por mil e um caminhos se não se sabe o caminho original, pois vão acabar por se perder.
O que vejo muito é uma falta de solidificação da base da Dança Oriental (e percebam, a base da D. O. não é só saber os movimentos mais básicos, há toda uma teoria a solidificar esses mesmos movimentos), e isso é o mais importante se querem ser bailarinas com consistência.

Por isso, deixei de me preocupar com adereços só para iludir ou escolher músicas que achasse que as pessoas iriam mais gostar. Planear estratégicamente tudo e depois, não poder fazer nada daquilo que tinha ensaiado, pois ou o espaço não o permite ou não era aquele publico que estava à espera.
Não! Primeiro que tudo, cada exibição é para mim própria com músicas árabes que me inspirem e se me apetecer uso um ou outro adereço, sempre na base do improviso, pois dançar é isso mesmo, sentir cada momento adaptando-me ao espaço e tipo de publico que é sempre uma surpresa!
Quem gostar gosta, quem não gostar... temos pena! Se querem ver circo, sabem onde ir. Agora se querem ver Dança Oriental, podem-me ver a mim e muitas outras colegas minhas que sabem daquilo que falo.

Comentários

  1. ... eu por exemplo não gosto da dança oriental tipica.
    Aqui a questão não está no estilo mas naquilo que cada um sente.

    Quanto a circo, acho insultuoso que uma bailarina, não tenha abertura suficiente para respeitar as outras bailarinas, mas isto claro é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. Percebo que nem todos gostemos da mesma coisa. Aceito perfeitamente que não goste de D.O. tipica, mas sempre que se dança seja qual for o estilo tem de haver uma carga emocional senão não resulta. E o que noto é essa falta de sentimento.
    O que quis dizer acerca do circo foi, que hoje em dia usa-se tudo para quase camuflar a verdadeira dança, e quando digo verdadeira dança é praticamente a ausência dela numa performance. Respeito e adoro ver todas as bailarinas/nos que conseguem fundir estilos sem deixarem de realmente dançar e sem se deixarem esconder por detrás de adereços. A elas e eles tenho o todo o meu respeito.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven