quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Primeiro Festival em Portugal...


Finalmente conseguiu-se realizar, graças á coragem de alguns, o 1º Festival Internacional de Dança Oriental em Portugal. O nosso país já merecia algo assim, e devo confessar que achei fantástica a iniciativa do qual me propus desde o inicio em colaborar.

Realizar um projecto destes em Portugal não é difícil, é dificílimo!!! A ajuda por parte de entidades que podem disponibilizar espaços e condições técnicas não colabora em nada e se puderem ainda atrapalham. Só o facto de convidar "estrelas" internacionais a vir cá dar show e workshops é de uma responsabilidade e de um encargo financeiro enorme. Se corresse mal, o nosso país e as organizadoras ficariam com o nome manchado... dá para imaginar...

Por isso é de louvar o trabalho que a Filipa e a Cris desenvolveram e acho que foi importantíssimo ter havido este primeiro festival, semelhante ao que acontece internacionalmente, os amantes da Dança Oriental em Portugal precisam de alargar os seus horizontes e ver os diferentes estilos.


Na minha opinião os workshops correram muito bem, e pessoalmente adorei os do Khaled. Simplesmente porque ele tem o estilo e o conhecimento que mais aprecio: o egípcio. O que gostei mais dele foi o interesse que ele teve em realmente ensinar e passar um pouco da "história" da Dança Oriental. Tirou-me algumas dúvidas, que muito boa gente nos meus cursos no Cairo não conseguiam responder. Achei-o fantástico e uma excelente pessoa.


O espectáculo acabou por correr bem, apesar de inúmeras falhas técnicas que mancham o nosso país aos olhos dos estrangeiros. Infelizmente, como disse à pouco, os responsáveis e técnicos dos espaços não colaboram, o interesse é ganharem dinheiro. Quem vai lá para cima do palco que se desenrasque. É mesmo assim...


Adorei rever algumas colegas de quem eu admiro e respeito e ex-alunas de que tenho muitas saudades.

Enfim, foi divertido, enriquecedor, mas com muitas arestas a limar, uma iniciativa excelente para quem não tem oportunidade de sair do país, a fim de ter mais conhecimentos de Dança Oriental.

Espero que haja mais...

6 comentários:

  1. Onde é que foi esse 1º festival de Dança Oriental?
    Gostava muito de ter ido..

    beijinhos.
    Ass. Sara

    ResponderEliminar
  2. Foi em Lisboa. Acho que para o ano haverá mais...

    ResponderEliminar
  3. Pois, é muito longe... Mas para o ano vou tentar ir, acho que deve ser muito gira.. Cá em Portalegre a minha professora de Dançaça Oriental Helena Fé , o ano passado fez o 1º encontro de Dança Oriental cá e este ano há outra vez é muito giro, vai ser em Junho na 1º Semana , por isso espero que venha cá mostrar um bocadinho da sua maravilhosa dança ou só mesmo ver.. Está convidada!

    Beijinhos..
    ass. Sara

    ResponderEliminar
  4. Sara, gostei imenso de assistir ao espectáculo! Beijinhos e até Setembro!

    ResponderEliminar
  5. cara sara, conheço a Helena e soube do vosso 1ºencontro de dança o ano passado (fui eu a pedido da helena que coreografei e a ajudei a estruturar o espectáculo que deram) obrigado pelo convite. Teria muito gosto em ir.

    ResponderEliminar
  6. Olá! Ainda bem , e espero que venha..!!

    beijinhos

    sara

    ResponderEliminar