Finalmente conseguiu-se realizar, graças á coragem de alguns, o 1º Festival Internacional de Dança Oriental em Portugal. O nosso país já merecia algo assim, e devo confessar que achei fantástica a iniciativa do qual me propus desde o inicio em colaborar.
Realizar um projecto destes em Portugal não é difícil, é dificílimo!!! A ajuda por parte de entidades que podem disponibilizar espaços e condições técnicas não colabora em nada e se puderem ainda atrapalham. Só o facto de convidar "estrelas" internacionais a vir cá dar show e workshops é de uma responsabilidade e de um encargo financeiro enorme. Se corresse mal, o nosso país e as organizadoras ficariam com o nome manchado... dá para imaginar...
Por isso é de louvar o trabalho que a Filipa e a Cris desenvolveram e acho que foi importantíssimo ter havido este primeiro festival, semelhante ao que acontece internacionalmente, os amantes da Dança Oriental em Portugal precisam de alargar os seus horizontes e ver os diferentes estilos.
Na minha opinião os workshops correram muito bem, e pessoalmente adorei os do Khaled. Simplesmente porque ele tem o estilo e o conhecimento que mais aprecio: o egípcio. O que gostei mais dele foi o interesse que ele teve em realmente ensinar e passar um pouco da "história" da Dança Oriental. Tirou-me algumas dúvidas, que muito boa gente nos meus cursos no Cairo não conseguiam responder. Achei-o fantástico e uma excelente pessoa.
O espectáculo acabou por correr bem, apesar de inúmeras falhas técnicas que mancham o nosso país aos olhos dos estrangeiros. Infelizmente, como disse à pouco, os responsáveis e técnicos dos espaços não colaboram, o interesse é ganharem dinheiro. Quem vai lá para cima do palco que se desenrasque. É mesmo assim...
Adorei rever algumas colegas de quem eu admiro e respeito e ex-alunas de que tenho muitas saudades.
Enfim, foi divertido, enriquecedor, mas com muitas arestas a limar, uma iniciativa excelente para quem não tem oportunidade de sair do país, a fim de ter mais conhecimentos de Dança Oriental.
Espero que haja mais...
Onde é que foi esse 1º festival de Dança Oriental?
ResponderEliminarGostava muito de ter ido..
beijinhos.
Ass. Sara
Foi em Lisboa. Acho que para o ano haverá mais...
ResponderEliminarPois, é muito longe... Mas para o ano vou tentar ir, acho que deve ser muito gira.. Cá em Portalegre a minha professora de Dançaça Oriental Helena Fé , o ano passado fez o 1º encontro de Dança Oriental cá e este ano há outra vez é muito giro, vai ser em Junho na 1º Semana , por isso espero que venha cá mostrar um bocadinho da sua maravilhosa dança ou só mesmo ver.. Está convidada!
ResponderEliminarBeijinhos..
ass. Sara
Sara, gostei imenso de assistir ao espectáculo! Beijinhos e até Setembro!
ResponderEliminarcara sara, conheço a Helena e soube do vosso 1ºencontro de dança o ano passado (fui eu a pedido da helena que coreografei e a ajudei a estruturar o espectáculo que deram) obrigado pelo convite. Teria muito gosto em ir.
ResponderEliminarOlá! Ainda bem , e espero que venha..!!
ResponderEliminarbeijinhos
sara