Avançar para o conteúdo principal

Cisne Branco / Cisne Negro

Por vezes (e não poucas) desejaria ser uma pessoa "normal".
É cansativo ser EU.
Neste inicio de ano, tenho andado a travar uma batalha entre o meu "cisne branco" e o meu "cisne negro". Como é uma guerra interna e espiritual, não haverá vencedores, mas sim, espero entrar num "acordo" entre estes dois meus cisnes e encontrar um equilíbrio que tanto a minha sanidade mental precisa.
Maior parte do tempo estou na versão cisne branco, ou seja, estou bem, calma, com um positivismo e sensação de paz e serenidade, totalmente controlado. Mas, quando surge a minha versão de cisne negro, tudo muda. Fico negativa, zangada, não acho piada e ninguém me pode dizer nada. Fico frustrada com tudo e todos questionando tudo... é tão descontrolado que tenho medo dele!
Quando este surge, a melhor maneira que encontrei para lidar com ele, é retirar-me, ficar sozinha e em silencio o maior tempo possível, afastando-me e reflectindo sobre a minha vida. São períodos difíceis que tento ultrapassar sem medicações, sendo a minha única terapia a meditação e a dança que faço para mim própria e não para o publico.
Era bom que estivesse sempre no cisne branco onde tudo parece, repito parece, que tudo está bem, iludindo-me a mim própria com uma sensação de perfeição e controlo. Embora difícil de lidar, dou graças a Deus, que me aparece o cisne negro para me chamar a atenção e consequentemente impulsionar a minha vida para o destino que me pertence, não ficando estagnada.
Ele é o meu "abre olhos" que faz com que seja imperfeita, inconformada, realista, mas perigosamente impulsiva e solta.
Equilíbrio entre eles os dois é o que eu procuro, pois nem tanto ao mar e nem tanto à terra, preciso dos dois para viver nesta sociedade, neste mundo e para ser EU.
Para isso, percebi que nada controlo, que muitas vezes luto contra a maré errada, que tenho gasto energia com guerras perdidas, que tenho estado com os ouvidos tapados. Que muitas vezes pensamos que o melhor para nós é isto mas na verdade é aquilo. Então, agora baixei os braços e irei deixar o Destino, Deus, a Energia Universal me conduzir. Vou é estar, simplesmente atenta, com os meus cinco sentidos bem apurados, fazendo só aquilo que me apetece e quero, ouvindo o meu instinto que é a voz directa do Universo, bem mais sábio que eu...
Claro que não é simples e estou muito cansada... seria bem mais fácil ignorar tanto o cisne branco como o negro e ser um pato, uma pessoa considerada normal para esta sociedade, fazendo tudo o que é suposto. Enchendo-me de comprimidos para apagar os meus sentidos e afogar-me em comida para apazigua-los, transformando o pato em patê... seria bem mais fácil... mas sou uma artista, e só consigo por carisma na minha arte, transcendendo-me através de um processo de evolução interna. Tenho mesmo de passar por tudo isto... tem mesmo de ser difícil... que Deus me dê força...

PS: aconselho a todos a ver o filme "Black Swan", fantástico!

Comentários

  1. Querida Sara,
    nas tuas meditações, sugiro que reflictas no seguinte:
    - Controlo e perfeição não existem, isso vai levar-te sempre à desilusão.
    Não controlamos o que nos rodeia, tentar fazê-lo é gastar energia desnecessariamnte.
    O ego surge com cisne negro.
    Que tal em vez disso do controlo, valorizares o livre-arbítrio? Temos esse DOM maravilhoso que nos permite escolher como queremos reagir em cada situação, é o "empowerment" na tua vida pessoal.
    - Em vez da perfeição, valoriza o momento presente, o percurso que trouxe até ele. Define um novo objectivo atingível para te saciar.
    - Actualmente, muito é exigido à mulher.
    Tem de ser boa mulher, boa profissional, boa mãe, tem de estar sempre impecável (e por aí fora).
    Frequentemente, (generalizando) as mulheres dão tanto tempo e energia a outros, que se esquecem de dedicar tempo e energia a si próprias e depois começam a ficar irritadiças, rabugentas e aborrecidas.
    Vê se tiras tempo para dedicares a ti.
    Analisa o teu tipo de diálogo interno, muitas vezes este pode ser alterado pois não te está a ajudar.
    A nossa forma de encarar as coisas muda tudo e é isso que começa logo por facilitar ou não a situação.
    É fundamental investir na evolução pessoal. Aprender para aplicarmos em nós. É possível modificar padrões de pensamento.
    Não te digo que estarás sempre feliz, mas digo-te que podes fundir os cisnes e encontrar o equilíbrio. Consegues reduzir o tempo em que estás para baixo, porque tomas o controlo pelas tuas decisões e dás a volta por cima.
    Sempre que queiras falar, obviamente que o que falamos fica entre nós, como faço quando falo contigo.
    Abraço grande (maior do que o meu comentário :), que reescrevo pois isto foi abaixo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven