Avançar para o conteúdo principal

Conferência "Cultura, Música e Dança Egípcia"


Conferência-Tertúlia - Dia 26 de Janeiro, Lisboa.

Foi com imensa alegria que decidi convidar algumas das pessoas que mais acarinho no panorama da Dança Oriental em Portugal para um serão de CONVERSA, PARTILHA de ideias, perspectivas, experiências e - espero - novas direcções que conduzam ao crescimento desta Arte que nos une.

A Conferência-Tertúlia terá ENTRADA LIVRE e será dirigida por mim - partindo do tema: "Cultura, Música e Dança Egípcia" no passado, presente e futuro mas contará com a colaboração destes Artistas e amigos e do próprio público que é convidado a QUESTIONAR, PENSAR, SENTIR e SURPREENDER-SE connosco.

Lá os esperamos a todos para um chá quente e descobertas:

DIA 26 DE JANEIRO, DAS 18H ÀS 21H NA INIMPETUS (Lisboa (Rua de Campolide, 27 A - Lisboa)
Telf: 213 157 815
Para saber mais sobre os Artistas que participarão
 na Conferência-Tertúlia:

Sara Naadirah abordará o tema:  "O meu percurso pela dignificação da Dança Oriental em Portugal"

*Sobre Sara Naadirah:

Sara Naadirah é bailarina, professora, coreógrafa e um dos nomes mais respeitados e conceituados na Dança Oriental em Portugal. Começou o seu percurso na dança clássica com apenas quatro anos, tendo-se formado com distinção na Royal Academy of Dance. Ao longo dos anos, e como complemento àsua formação como bailarina clássica, estudou os mais variados tipos de dança até que, em 2001, experimentou a dança oriental que consegue arrebatá-la por completo.
Apesar de licenciada em Arquitectura, abdica do curso e passa a dedicar-se exclusivamente à prática profissional, ensino e divulgação/dignificação da Dança Oriental em Portugal. Desde finais de 2003, lecciona nos mais variadíssimos espaços de ensino em Lisboa, é convidada a dar workshops/cursos um pouco por todo o país e foi a primeira bailarina portuguesa a ser escolhida para a realização de um DVD de ensino e demonstração desta Arte.
Desloca-se regularmente ao Cairo, (capital da dança oriental), a fim de aperfeiçoar a sua especialização junto dos melhores bailarinos e mestres desta arte. Com quase 10 anos de carreira, Sara Naadirah criou um estilo próprio, já inconfundível, produzindo e realizando os seus próprios espectáculos, cursos e workshops. 


***
AdiraGram abordará o tema: A Dança Oriental e a sua Sensualidade"
*Sobre AdiraGram:

Formação Académica Complementar:
-Formação académica na área de Contabilidades Administração e Gestão de Empresas
-Curso de Introdução a Astronomia
-Curso da História da Música
-Curso de Astrologia
-Curso de Tarot
-Curso da Leitura de Aura(em estudo)

Formação Artística:
-Curso de Pintura na S.N. Belas Artes
-Curso de Introdução em Fotografia na Fundação C. Gulbenkian
-Curso de História de Esculturas no Museu de Arte Moderna -Sintra
-Formação em Dança Indiana - Moçambique, Índia e em Portugal
-Formação em Dança Oriental - Lisboa e Egipto

Aulas:
- De 2005 a 2012, ensino de Dança Oriental, com interrupção em 2011
- 2008 a 2010 ensino de Dança Indiana.


Exposições e Actuações:
-Desde 1993 até 2012 tenho participado anualmente em exposições de Pintura colectivas e algumas Individuais
-Desde 2004 até 2012 tenho dançado esporadicamente em público.

***


Yolanda Rebelo abordará o tema: Desenvolvimento pessoal através da Dança Oriental

*Sobre Yolanda Rebelo:

 Licenciada em Política Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, estudou também teatro, música e dança, e frequentou a Escola Superior de Dança durante 2 anos.
Teve formação em Danças Tradicionais de diversos países com vários professores, em Portugal e no estrangeiro, e em Dança Clássica, Contemporânea e Jazz em Portugal. Foi no Tango Argentino e na Dança Oriental que aprofundou a sua formação e expressão artística, tendo trabalhado com diversas Escolas e Companhias de Dança.

Actualmente desenvolve o seu trabalho como bailarina, professora e coreógrafa no Projecto YolandaDance, que tem como objectivo a inovação e o desenvolvimento pessoal através da dança 
nas áreas da Dança Oriental e Fusão, Flamenco-Árabe e Tango Argentino.
Mais informações sobre Yolanda Rebelo no website: www.yolandadance.com


***
Américo Cardoso abordará o tema: "Os Novos Valores da Música Árabe"

*Sobre Américo Cardoso:

Inicia-se aos 12 anos ma Orquestra Preparatória de S. Paulo em Almada.
Durante 4 anos fez estudos de percussão clássica no Conservatório Nacional de Lisboa com Profº Júlio Campos (percussionista da Orquestra Gulbenkian)
Frequentou a Escola de Jazz do Hot Club de Lisboa.
Curso de Introdução á História da Música do séc. xx e Composição com falecido compositor Jorge Peixinho.
Curso História da Música com Profº Manuel Pedro Ferreira -JMP
1º Workshop de percussão árabe pelo bailarino Shokry Mohamed
Workshop de percussão árabe para dança oriental com Hossam Ramzy em Barcelona.
Fundador do grupo Al-madan
Realização de concertos a solo
Lecciona percussão árabe no Lods antiga Sétima Posição e estúdio Mahtab em Lisboa.
Inúmeros workshops, cursos e aulas em localidades como Vila Franca de Xira, Barreiro, Faro, Loulé, Lagoa, Porto, Coimbra, Corroios.
Trabalha com as mais prestigiadas bailarinas de dança oriental portuguesas em concertos, espectaculos, workshops, acompanhamento de aulas etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Depois de tantos anos a Dançar e a Leccionar, não estás cansada?

  Queres uma resposta sincera a esta última pergunta selecionada desta série? Estou. Mas isso não me impede - por enquanto - de continuar. Eu sou bailarina e professora por vocação. Desde que me lembro sempre foi o "meu sonho" ser bailarina. E sempre me vi a fazer isso. A vontade de ser professora veio mais tarde, já em adulta, com a necessidade de querer passar os meus conhecimentos e experiência a quem me procura. Percebi, cedo na vida, que não seria feliz nem realizada se, pelo menos, não tentasse seguir a minha vocação. Com coragem, determinação e muita "fé", arrisquei. E depois de tantos anos, apesar de tudo, continua a fazer-me sentido. E, quando algo é tão natural e intrínseco a nós, é difícil ignorar e, largar. Com isto, não quero dizer que foi ou é fácil. E hoje, digo: preferia não ter esta vocação... preferia ter tido a vocação para ser médica, ou advogada, ou até arquitecta... tudo teria sido tão mais fácil. Tão mais aceite. E tão mais reconhecido...

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula12

 Querido Diário: E, num “piscar de olhos” chegou a #aula12: última do 1º trimestre da época 24/25 e, também última deste ano 2024. E de tão descontraída, esta aula foi 5 estrelas... rimos, falámos, brincámos, desejámos as boas festas e claro... dançámos. Ao som de mais umas músicas de Natal, disfrutámos também da pequena coreografia sequencial onde trabalhámos - bastante para sedimentar - a técnica do tema deste último trimestre. Gosto de finalizar etapas. Encerrar ciclos para dar espaço a novos. Vem agora novo ano, novo trimestre e com eles novas etapas, aulas, desafios e superações. Acompanhada pelas alunas mais belas, tudo será mais... aconchegante e, embora ainda não tenha lido nenhuma previsão astrológica para 2025, disto eu tenho a certeza: Nada como um círculo fiel de mulheres para nos apoiar e alavancar. Se juntarmos a ele o ingrediente Dança então... o nível e poder desse círculo é outro.   E assim me despeço: Até para o Ano! Que neste caso é o mesmo q...

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula11

Querido Diário: Nesta altura, com este frio, custa iniciar qualquer actividade física... E, a Dança Oriental, com raiz nos países do Médio Oriente onde o calor é rei, custa a adaptar-se às temperaturas próprias desta época no nosso país. Nas aulas, agora, calçamos meias (várias), perneiras, leggins mais grossas e os tops passam a camisolas. Mas, à medida que a aula avança, vamos também despindo todas essas camadas. Porque dançar aquece. Não só o corpo mas, também, a Alma. E aquele frio do início rapidamente dá lugar a um calorzinho reconfortante. É muito bom sentir esta dinâmica. Acredito (e sei) que não aconteça só com a dança, mas, com toda a actividade física. Custa “arrancar” mas depois, sabe mesmo bem.   E assim foi uma aula... diria... 4 estrelas. Só não foi cinco estrelas porque o calorzinho  gerado durou só... uma hora... a hora da aula .