Avançar para o conteúdo principal

Talvez tenha recebido uma missão...


Hoje tenho mais um show, aberto para quem quiser assistir em mais um bar árabe (no Al-Sahara em Santos). Estranho o rumo que as nossas carreiras por vezes tomam.

Está cada vez mais está na "moda" abrirem bares/salões de chá com temáticas árabes e como é da praxe há sempre uma bailarina sextas e sábados para "animar" a noite que prometem ser exótica...

Este tipo de bares surgiram á meia dúzia de anos atrás e na altura eram só uns dois ou três, agora entopem a minha caixa de mail com publicidade, parece que abre um novo todos os meses e todos prometem que lá é que têm o melhor chá, cachimbo de água, a bailarina do momento...

Confesso que nunca me interessou dançar nestes espaços. Sempre achei que não cobriam os meus requisitos mínimos para poder dançar (lembro que dançar não é só demonstrar movimentos uns atrás dos outros, é fazer Arte e acredito que a arte tem de estar inserida num determinado contexto senão fica sem sentido e o que mais detesto é "dar pérolas a porcos"). Estes espaços criam um ambiente que não me agrada particularmente e acho que não são propícios á pratica de demonstrar dança com todo o seu valor. Mas, por vezes temos de nos render ás "modas" e experimentar novos desafios. Se eles vêem ter comigo, porque não enfrentá-los, eles vêem por algum propósito, assim eu acredito.

Se, muitas "bailarinas" ficam em êxtase quando vão executar as suas performances (não uso o termo dançar, pois são muito poucas as que realmente Dançam) nestes bares e acham que estam a realizar grandes apresentações, e são as melhores do mundo, só porque tal individuo esteve a olhar atentamente, não a sua performance mas o seu generoso decote nada disfarçado por um soutien ainda menos disfarçado (já vi trajes de supostas bailarinas que "Meu Deus!" não tenho palavras para descrever o mau gosto e falta de, muitas vezes, vergonha na cara). Para mim, dançar nestes locais torna-se uma missão (se calhar uma missão utópica) de quem estiver a ver-me, VER Dança Oriental. Não fusões, tribalismos, espécies de danças exóticas que infelizmente, colocam tudo no grande saco da Dança Oriental, mas vejam Dança Árabe na sua mais pura e exacta versão. Pretendo que o público que está ali esteja, que supostamente sabe que vai ver Dança Oriental, veja para além do decote, pernas, ventre, lantejoulas, sei que praticamente impossível que não reparem nisso, tanto homens como mulheres, mas não quero que fiquem por aí, quero sim que vejam Arte, quase como se estivessem numa sala de espectáculos a assistir a um espectáculo, que realmente se deliciem com o show, por mais simples que seja e que saiam a dizer: "gostei da bailarina, encantou-me a sua dança, afinal a dança do ventre ( como é vulgarmente chamada) é diferente do que imaginava" e não: "gostei das pernas dela, ela era bem gira"... (para não dizer outros termos).
Dir-me-ão: isso é impossível, ali querem ver é meninas bonitas, com tudo no sítio, querem lá saber da dança...
Não creio que seja impossível, acredito que cabe a nós bailarinas "educar" mentalidades, se calhar sou sonhadora demais, mas este é o meu desejo!
Já que são estes espaços que promovem, grande parte, a Dança Oriental neste país, então quem for a um bar porque também quer ver dança, assista a boa Dança e não só um show de vaidades e exotismos.

Quero marcar a diferença e mudar (pre)conceitos será que consigo?! Pelo menos vou tentar...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven