Avançar para o conteúdo principal

O que esperar das minhas aulas...

Eu nunca quis ter um trabalho "normal", das 9h às 17h... lembro-me, desde pequena, que queria ser bailarina e com isso marcar, de certa forma, a diferença na vida de quem me visse dançar.
Cresci com esse desejo e sempre me disseram que não podia ser... não era uma profissão mas sim um hobby. Chegando à idade adulta e desafiando tudo e TODOS, só eu acreditei no meu dom/talento e, sabia que o mundo não precisava de mais uma bailarina amadora. Precisava de uma profissional que acreditasse que seria possível viver da sua arte. 
E assim foi... com a ajuda preciosa do meu companheiro (que apesar dos seus receios RESPEITOU, acima de tudo, as minhas escolhas apoiando-me incondicionalmente), trilhei o meu caminho, criei a minha marca, ensinei e ensino a centenas e centenas de aspirantes a bailarinos, mulheres, jovens e crianças. 
Hoje, tenho o maior orgulho na mulher que me tornei e que, apesar dos obstáculos e tentações, mantive-me fiel a mim mesma, aos valores e objectivos/metas que estabeleci há 11 anos atrás quando comecei.
Não me deixo levar pelo mais fácil, pelo que é comercialmente apelativo, pelo dinheiro e pela superficialidade nesta profissão. Não!
Quem me conhece, sabe que só faço o que me apetece segundo aquilo que me faz sentido e acredito. Não conseguiria de outra maneira. E quando ensino, faço questão de passar muito mais que a técnica da dança. Quero e tenho ânsia de transmitir a essência da Dança Oriental.
Faço-o seguindo o meu instinto através de um olhar criterioso a cada mulher/homem que escolhe fazer as minhas aulas. Cada aula é única, cada aluna/o é único, esta dança tem caracteristicas únicas e, é por isso que, ao longo destes anos desenvolvi um método de ensino único que me caracteriza e que vai de encontro à alma de cada aluna.
Não pretendo que sejam uma copia de mim, muito pelo contrário. Como acredito que cada pessoa é autentica, faço, acima de tudo, que isso venha ao de cima através, claro, da D.O.
São aulas genuínas, sinceras, divertidas mas desafiantes e provocativas. Gosto de colocar os meus alunos a pensar por si e a dançarem por si. Faço-os descobrirem-se e a aceitarem-se. 


Estão abertas a TODOS que querem ir mais além da mera coreografia... é de Mulher para a Mulher (mas que o homem é também convidado) como sempre foi a passagem do testemunho da dança egípcia em aulas onde resgato essa verdade esquecida: o poder que cada mulher tem dentro de si.
Experimentem e ousem aprender a Dança Oriental de uma maneira completamente diferente.

Deixo aqui um feedback de duas das minhas alunas que, carinhosamente, me escreveram:

"Sempre admirei a dança oriental mas nunca tinha tomado a iniciativa de aprender. Iniciei por terapia, me foi indicada para apreciar mais meu próprio corpo e aumentar a auto estima e me apaixonei pelos movimentos. Tive a sorte de iniciar com a Sara, que tem uma didáctica tão envolvente que quando menos esperamos estamos la a fazer o movimento. Vi pessoas que não conseguiam fazer um circulo com os ombros se movimentarem bem e desenvolverem passos da dança em dois meses de aula. Não preciso dizer que estarei la outra vez este ano e não sei dizer exactamente se volto pela dança ou pela Sara..."
Lili Almeida


"O que significa para mim ser a tua aluna:
o desenvolvimento continuo do coragem de mover, de dançar, de olhar ao espelho enquanto temos a aula, o sentimento de estar com irmãs todos ao caminho de auto descoberta, indiferente da idade e da profissão, a aprendizagem das técnicas, dos movimentos, dos passos, da cultura egíptica, do ser mulher, mudança continuada. "
Christiane Carvalho

"Transmitir o que se aprende nas aulas de dança oriental dadas pela Sara é um desafio ao qual é difícil exprimir por palavras o bem estar físico e emocional que proporciona.
A dança oriental é uma dança milenar que na sua forma primitiva estava associada aos cultos primitivos da deusa mãe, geradora da vida, da natureza.
Sem dúvida que esta é a dança da vida, por isso ensina-la é uma arte.
A Sara tem esse dom de transmitir a essência da dança oriental, para além dos conhecimentos técnicos que tem e são excelentes."

Margarida Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven