Avançar para o conteúdo principal

Entrevista à In Dancing Shoes

http://www.indancingshoes.com/2013/09/a-conversa-comsara-naadirah-e-o-que-o.html

À Conversa com...Sara Naadirah "É o que o meu trabalho é: Precioso e uma Escolha Rara!"


Sara Naadirah nasceu em 1979 em Portugal e desde cedo teve contacto com a dança, frequentando aulas de ballet. Foi aí, na academia onde tinha aulas de ballet, que Sara se sentiu atraída por uma melodia diferente... a música árabe! E assim o ballet foi trocado pela dança oriental.

Sara Naadirah, este nome surgiu como?
Quando comecei a minha carreira como bailarina profissional, senti a necessidade de ter um nome artístico que refletisse a minha dança. Assim, escolhi Naadirah (Sara é o meu nome verdadeiro).

O que significa Naadirah?
Significa Preciosa ou Escolha Rara. É o que o meu trabalho é: precioso e é uma escolha de vida rara.

Do ballet para a dança oriental...era uma mudança inevitável?
Curiosamente não foi a dança oriental que me chamou primeiro a atenção mas a musica árabe. Foi por esta que me apaixonei primeiro e claro, consequentemente, veio a dança. Foi como um chamamento que mudou, literalmente, a minha vida, o meu sentir, o meu estar. Encantamento esse que dura até hoje.

E porquê a dança oriental?
E porque não? Sempre soube, desde criança, que o meu dom era a dança. Fiz diversos estilos mas foi a Dança Oriental que mais me cativou. Senti uma identificação fora do comum com este estilo desde as primeiras aulas. Encaixava-se perfeitamente no meu corpo e na maneira de me expressar. Esta dança desafia-me de tal maneira - fisicamente, psicologicamente e espiritualmente - que nunca me deixa acomodar. Hoje, como bailarina/artista permite que minha sede de criação não tenha limites. É realmente uma dança que me provoca, e faz-me ir mais além do que o óbvio. Foi sempre isso que quis como bailarina.

Sendo oriundo de uma cultura completamente diferente da nossa, existe muito preconceito relacionado com este estilo de dança?
Quando comecei, há 12 anos atrás, era praticamente desconhecida. E como em tudo, o que não se conhece, julga-se com base na ignorância que gera preconceito.
Sinto uma grande diferença desde essa altura para os dias de hoje. Está melhor, mas a Dança Oriental em Portugal, como no resto do mundo, ainda tem um longo caminho a percorrer até ser completamente aceite e respeitada.
Na minha opinião e experiência, a dança está intimamente ligada à condição que a mulher impõe a ela própria, ou seja, se eu não me respeito, como ser humano e mulher, então não dignificarei a minha dança, pois esta é o espelho da minha alma, e estarei a contribuir para esse saco de ignorância e criticas.

Qual a importância da identificação com a cultura árabe para quem pratica dança oriental?
A Dança Oriental, neste momento, é universal. Expandiu-se para fora da sua cultura. Pessoalmente, não acho que tenhamos de nos identificar completamente com a cultura árabe. Mas, claro que se se sentir alguma afinidade com a cultura árabe melhor, pois mais profundamente irá assimilá-la e compreende-la.

Quais as principais dificuldades que sentes no dia-a-dia?
A maior dificuldade que encontro é impor ao público o respeito que tenho de mim através da minha arte. Quebrar séculos de preconceitos que estão fortemente enraizados na nossa sociedade através da arte/dança, sem cair na comum vulgaridade que tristemente se vê, esse sim é o grande desafio e dificuldade.

É difícil sobreviver nesta área?
Se é difícil sobreviver? Sim é, como qualquer artista que ame a sua arte. É lutar diariamente na instabilidade se há trabalho ou não e lutar a cada dança pela sua dignificação.

O que poderia ser feito para ajudar a Dança Oriental a ganhar visibilidade em Portugal?
Melhores e mais sérios profissionais de Dança Oriental. Não adianta ir dançar para os media, espetáculos, eventos, festas e dar mil e uma aulas se o exemplo de quem se diz bailarino de Dança Oriental não reflete seriedade, compromisso e saber. Subestima-se muito o público, mas ele não é “parvo” e só se deixa encantar se sentir profundo profissionalismo e alma daquela bailarina/o.

Quais os teus próximos projetos?
Encantar quem me vê e aprende comigo! Todo o meu trabalho vai estando publicitado no meu site www.saranaadirah.com e blog www.saranaadirah.blogspot.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven