Avançar para o conteúdo principal

Sugestão a todos os amantes da Dança Oriental:


Aconselho vivamente a quem deseja conhecer mais de si, através da magia da Dança Oriental!
Com duas excelentes bailarinas: Joana Saahirah e Iris

Workshop de INICIAÇÃO A DANÇA ORIENTAL - MULHER SAGRADA (pés no chão e cabelos soltos ao vento) -
por Joana Saahirah e Iris (artista/professora convidada)
plus WORKSHOP "BINT IL BALAD" (dança de Alexandria com "mellaya")

Dias 19,20 de Fevereiro em Lisboa (Instituto Português da Juventude, Parque das Nações, antiga EXPO)

Horário:
INICIAÇÃO a DANÇA ORIENTAL - A MULHER SAGRADA

Sábado:
Das 10.30h às 13.30h - Joana Saahirah dará inicio ao Workshop de INICIAÇÃO a Dança Oriental com o relembrar/despertar para uma nova musica, forma de sentir o corpo e Cultura. Abertura de PORTAS de sensibilidade e conhecimento.

Primeiros movimentos e BASES de INTERPRETAÇÃO da Dança Oriental.

Das 16.00h às 19.00h - Iris e Joana unem-se para dar continuidade ao conceito de MULHER SAGRADA (pés no chão e cabelos soltos ao vento) entrando no Universo do CORPO FEMININO e SUA EXPRESSÃO FÍSICA, EMOCIONAL e ESPIRITUAL através da DANÇA ORIENTAL (ponte dessa expressão).

Domingo:
Das 16.00h as 19.00h - Iris e Joana encerram a Iniciação com a CELEBRAÇÃO da DANÇA ORIENTAL e da expressividade subtil e feminina que dela nasce.
União de movimentos e combinações aprendidas, libertação da criatividade individual e colectiva, uso da DANÇA como instrumento de auto-conhecimento e AMOR PRÓPRIO.

Explorar a LIBERDADE do SER através da Dança e da MUSICA.
NOTA: Será entregue um certificado de participação e um guia/dossier sobre a INICIAÇÃO em Dança Oriental escrito por Iris e Joana a todos os alunos que frequentarem a totalidade do workshop.

A quem se destina este Workshop :
Toda a gente que queira surpreender-se!
A alunos que pretendam Iniciar-se na DANÇA ORIENTAL de forma profunda, divertida e AMPLA, explorando a VERDADEIRA essencial desta ARTE e fugindo ao lado mais superficial e comercial com que, por norma, se transmite esta dança.
Indicado a alunos que já praticam Dança Oriental há muito ou pouco tempo e que queiram aprofundar a sua expressão e conhecimentos de dança, re-descobrindo tudo o que IMPORTA nesta Arte e todos os detalhes que lhe conferem a MAGIA sem a qual não vale a pena dançar...

WORKSHOP "BINT IL BALAD" (estilo de Alexandria com "mellaya")
Dia 20 de Fevereiro, Domingo, das 10.30h as 13.30h -
Estilo "bint il balad" (tipico de Alexandria) com técnica, expressão e coreografia completa reflectindo o verdadeiro caracter da mulher egípcia e sua expressão mais rústica e tradicional.

A quem se destina:
Alunos que já pratiquem Dança Oriental há, pelo menos, um ano e já possuam bases desta Arte.
Todos os que queiram aprofundar a expressão e diversidade de estilos presentes na sua dança.
Material necessário: Mellaya (manto com que se dança este estilo), originalmente usado pelas mulheres do Cairo e de Alexandria para se cobrirem quando saiam a rua.

BAZAR ORIENTAL:
SALDOS ORIENTAIS A não perder!!!
Exposição e venda de artigos relativos à Dança Oriental em local adjacente à sala onde decorrem os workshops. Os últimos cds do Egipto, novos trajes e lenços de alta qualidade para bailarinas, sagats, véus , dvds de Dança Oriental e muito mais...
aberto das 11.00h às 18.00h a participantes dos workshops e não participantes.

PREÇOS:
Workshop de Iniciação por Joana S. e Iris (9 horas de formação,Sábado e Domingo): 75 euros
A partir de dia 10 de Fevereiro ate ao fds do evento, o preço passa a ser de 85 euros

Workshop "Bint il Balad" (Alexandria) por Joana S. (3 horas de formação, Domingo): 45 euros

A partir de dia 10 de Fevereiro ate ao fds do evento, o preço passa a ser de 55 euros

Para quem frequentar os dois workshops (Sábado e Domingo): 90 euros

A partir de dia 10 de Fevereiro ate ao fds do evento, o preço passa a ser de 120 euros

INSCRIÇÕES:
Forma de pagamento:
Para inscrever-se e garantir a sua participação no Curso ou nalgum dos blocos de formação, terá de efectuar o pagamento do mesmo através de transferência multibanco para a conta com o
NIB: 0010 0000 2148 4600 0011 1 . Após ter efectuado a transferência , terá de informar-nos a data em que fez essa mesma transferência e o nome em que foi feita através dos seguintes contactos:
dancemagica@gmail.com ou TM: 00351 - 96 642 7997 (Portugal)
NOTA: Possibilidade de alojamento no local do evento visto que os Workshops decorrem no espaço do Ipj onde também se encontra uma POUSADA DA JUVENTUDE.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Depois de tantos anos a Dançar e a Leccionar, não estás cansada?

  Queres uma resposta sincera a esta última pergunta selecionada desta série? Estou. Mas isso não me impede - por enquanto - de continuar. Eu sou bailarina e professora por vocação. Desde que me lembro sempre foi o "meu sonho" ser bailarina. E sempre me vi a fazer isso. A vontade de ser professora veio mais tarde, já em adulta, com a necessidade de querer passar os meus conhecimentos e experiência a quem me procura. Percebi, cedo na vida, que não seria feliz nem realizada se, pelo menos, não tentasse seguir a minha vocação. Com coragem, determinação e muita "fé", arrisquei. E depois de tantos anos, apesar de tudo, continua a fazer-me sentido. E, quando algo é tão natural e intrínseco a nós, é difícil ignorar e, largar. Com isto, não quero dizer que foi ou é fácil. E hoje, digo: preferia não ter esta vocação... preferia ter tido a vocação para ser médica, ou advogada, ou até arquitecta... tudo teria sido tão mais fácil. Tão mais aceite. E tão mais reconhecido...

Para ti, o que é mais importante no ensino da Dança Oriental?

Pergunta selecionada do mês de Abril e vou ser directa. Para mim, segundo a minha visão e experiência, o mais importante no ensino da Dança Oriental é conseguir empoderar aquela/e aluna/a passando-lhe o testemunho milenar da essência da D.O. Ensinar D.O., para além da sua complexidade técnica - porque não há propriamente um "guião" ou até mesmo formação para se ensinar como noutras danças - o mais importante é conseguir passar a sua essência. E aí está a questão: qual é a essência da D.O.?...  Esta é a pergunta que cada professora ou professor deve fazer. Se souber responder, ótimo! É meio caminho andado para criar ferramentas porque sabe o que está a fazer.  Se não sabe, eu acho que deve procurar saber.  Porque, digo-vos: o que mais impacta no ensino da D.O. não são a execução perfeita de mil e um movimentos, nem dezenas de coreografias... o que mais deixa legado é a forma e a atitude com que sentes a D.O. mostrando o seu carisma único. Há uma Alma a ser preservada indep...

Quero ser bailarina profissional de D. O. Como começo?

UI!!!!! Esta foi a pergunta selecionada deste mês de Maio e, deixa-me dizer-te: é uma pergunta para milhões. Foi exactamente esta a pergunta que fiz, há 21 anos atrás, à professora e única referência que tinha na altura. A resposta foi: "desenrasca-te". E, tive mesmo que me "desenrascar" numa altura que a Dança Oriental - embora na moda por uns tempos - carregava (e acho que ainda carrega, mas com menos peso) um grande preconceito, consequência de um legado de séculos de ignorância em relação a esta dança. E, passado duas décadas digo-te, a ti que queres lançar-te como bailarina profissional de D.O.: BOA SORTE! Porque não é fácil e, não há um guião. Há, ou tem de haver uma capacidade de resiliência e inteligência emocional que não é para todos. Se me lês regularmente, sabes que sou directa. Acredito que a verdade, sem floreados, vale mais que a resposta bonita e meiga. Neste mundo da Dança não há espaço para "meiguice". Há espaço - e tem de haver - para o ...