Avançar para o conteúdo principal

ACREDITO!

Não quis escrever este texto antes porque quis dar espaço para refletir e amadurecer pensamentos. Mas de uma coisa é certa: os tempos que vivemos não são indiferentes a ninguém. 
Nunca, nem nos meus sonhos (ou pesadelos) mais loucos, pensei em viver uma Pandemia. Vi filmes, li artigos, assisti a documentários mas nunca imaginei que pudesse acontecer no meu tempo de vida. Aconteceu. E agora, em retrospectiva, não sei como não aconteceu antes, mais vezes e ainda mais letal.

Confesso que no início desvalorizei... não podia ser assim tão mau... estava longe mas, quase do dia para a noite, aqui chegou ao nosso cantinho e de repente tudo muda. 
Claro que fiquei com assustada... por mim, pelos meus e por tudo que teríamos de passar. E também, do dia para a noite, caiu-me a ficha: novos tempos aí vinham. Como sempre, rápido me adaptei e aceitei as directrizes, regras, condições e o medo foi substituído por oportunidade e... fé.

Sim, acreditei (e ainda acredito) que esta pandemia trouxe oportunidade. De mudança. De paragem. De reflexão. De recolhimento. De rendição. De aceitação. De renascimento. De reaproximação. De valorização. De limpeza. De focagem. E de uma vez por todas, trouxe a oportunidade de olharmos para o nosso ecossistema e para os animais não humanos como parte igualmente importante de um delicado equilíbrio que o planeta Terra constantemente nos mostra mas estamos sempre egoistamente muito ocupados para ver.
Acreditei (e acredito) também que este vírus - consequência do impacto directo e da pressão brutal que exercemos no meio ambiente - é um grito do planeta. A irresponsabilidade de todos nós (espécie humana) parece não ter limites. A crueldade desmedida que incutimos aos animais não humanos é... para lá da minha imaginação mais sombria. A ambição ilimitada humana tem destruído a uma velocidade luz. E, ingenuamente, achamos que a factura não vem. 
Veio. Vem sempre. E com juros.

É impressionante como um minúsculo "ser", não visivel sequer a olho nu, confrontou-nos com a nossa fragilidade e nos levou a recolher e a parar. Quarentena, assim chamámos.
Para o planeta Terra, serviu como uma bomba de oxigénio e teve tempo para uma pequena regeneração. Para nós (assim também acredito) serviu para fazermos uma introspecção profunda. 
Para mim, serviu para colocar a minha vida em dia. Para fazer as pazes com as minhas sombras. Para reinventar-me. Para processar e reagir. Para dormir. Para ultrapassar a minha lendária resistência às tecnologias. Para criar. Para cozinhar aquela receita que estava para ser experimentada há anos. Para ver desenhos animados com a minha filha e aquela série com o meu marido. Para não fazer nada. Pois eu não me importo de não ter nada para fazer, incomoda-me é de não ter tempo para não fazer nada.
Improvisei, adaptei-me, rendi-me. Aproveitei.

Vi nestes tempos atípicos a oportunidade única de excepcionais mudanças. Oportunidade de uma viragem profunda, pessoal e interna, porque nada muda se não mudarmos e eu acredito (mais uma vez) que a verdadeira e real transformação começa em cada um de nós. 
Uma nova ERA - como tantos entendidos falam - começou. E começou em nós.

Quando, na altura, comentei isto chamaram-me de sonhadora, romântica, ingênua e até de irresponsável. Houve quem se revoltasse comigo e me criticasse. Vi pessoas revoltadas, amarguradas e em pânico. 
Claro! Nada disto é fácil! Nunca o disse que era. As Mudanças doem nas entranhas.
A solidão e a dor  de ver sofrer e de perder entes queridos põe à prova a nossa fé, resistência e até valores... mas também nos mostra o quão fortes podemos ser, porque tudo tem um outro lado. Temos é de estar sensíveis e atentos aos outros lados da mesma moeda, para assim, tirar o maior partido dela. Ficamos mais condicionados sim, há quem diga que nos foi roubada a liberdade mas, a minha mente não ficou nem nunca esteve condicionada muito menos a minha liberdade criativa. 
Mais uma vez, tenho fé, acredito, que nem tudo tem uma explicação mas tudo tem uma razão, e que esta, grande parte das vezes é superior a nós. Sim, confio no Universo e que tudo tem uma ordem num aparente caos. 

Acredito. Embora saiba que muitos não aproveitaram nada ou sequer aprenderam alguma coisa, acredito que, aos poucos, muito... muito devagar, surja um novo mundo, a tal nova Era. 
Sim... acredito por mim e pela minha filha. Vai ter de ser, senão, arriscamo-nos a desaparecer ou a destruir tudo. Já percebemos que não podemos sobreviver nem sozinhos, nem sem a Mãe Terra. Fazemos parte de um todo. Podem não acreditar em nada... mas RESPEITEM o nosso habitat, animais, os outros. Pequenas mudanças de hábitos e de consumos já fazem a diferença. 
Pensem nisso e se possível, acreditem.











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven