Avançar para o conteúdo principal

O meu trigésimo terceiro ano:

  Quem me segue, aqui pelo blog, sabe que no final de cada época lectiva (que coincide com a passagem de mais um aniversário meu) faço um balanço do que foi o último ano.
Posso dizer que: se o ano passado tinha sido o ano da desilusão e difícil, este foi o ano do desencantamento e bem duro.

Sempre ouvi dizer que, tudo que é belo, tem de passar pelo fogo. Que este purifica. Torna mais autentico. 
Foi pelo Fogo que que passei este meu trigésimo terceiro ano de vida... e, com muita dificuldade, lágrimas, incertezas, desencantamentos, quase a rastejar (muitas das vezes) consegui sobreviver. 
Esta é a palavra certa: SOBREVIVI!

Quem me conhece sabe, que não me mascaro com relatos que a minha vida (apesar de fazer o que quero) é só glamour e facilidades. MUITO PELO CONTRÁRIO!!! Quando decidi - há 10 anos atrás - que iria seguir o meu destino, não imaginava a coragem e determinação que precisaria de ter.
Decidir não seguir a "carneirada" (tanto como bailarina e como cidadã deste mundo) tem o seu preço que não é fácil pagá-lo... é um processo que exige um amadurecimento fora do vulgar e adiantado para a minha idade.
Nunca me ensinaram a lidar com o improviso que é o meu dia a dia - curiosamente a Dança ajudou-me nisso - o meu quotidiano ensinou-me que, tudo tem uma consequência e o que plantas - em ações, palavras e pensamentos - colherás. 
Eu semeei durante todo este ano. 
Estive mais recolhida a observar, a ponderar, a processar, a sentir as chamas a passarem por mim e ter a tentação de querer sair delas vendo o caminho mais fácil e obvio.
Sobrevivi, e agora sinto-me GRATA por ter conseguido passar por tudo sem deixar de ser EU. Apesar de ter-me ido abaixo psicologicamente, espiritualmente e principalmente fisicamente, consegui ser-me fiel.
Passei pelo Fogo, saí chamuscada mas nunca estive tão lucida das minhas capacidades. E, curiosamente, nunca dancei tão bem como agora. Sinto que ultrapassei obstáculos que me impediam de sentir a plenitude que é DANÇAR sem constrangimentos, medos ou preconceitos. Pela primeira vez, olho para a minha dança e vejo DANÇA, vejo ARTE, VEJO-ME.
Foi preciso passar pelo fogo do deserto para subir os degraus que estavam bloqueados, e tornar a minha passagem por este mundo mais genuína e verdadeira. Transformei-me e sinto-me ORIGINAL, com a certeza do que quero.
Muitos poucos compreenderão o que quero dizer. Infelizmente, a ilusão baseada num encantamento mundano continua a ser mais forte e daí, dar GRAÇAS a DEUS por ter-me desiludido e desencantado em TODOS os o níveis da minha vida, tanto profissional como pessoal.


O que notei também, neste ano que passou, foi que as semente que plantei no passado deram frutos pelas vias que menos esperava:
- desta segunda vez que tentei fazer um espectáculo no Museu do Oriente, as portas abriram-se que nem o mar vermelho se abriu para Moisés. Confiaram no meu trabalho e este "Da MULHER" correu melhor que o primeiro;
- a grande surpresa, para mim, foram as minhas alunas. Elas não imaginam que a minha maior recompensa foi ver que a semente dos meus ensinamentos - que são mais que meros passos de dança - deu frutos! E que frutos saborosos!!! Conquistas nos três primeiros lugares em concursos a nível nacional e tenho o orgulho de saber que quem aprende comigo APRENDE dança e a andar pelas suas próprias pernas;
- o prazer que foi estar mais próxima de colegas que respeito e adoro! Saber que não estou sozinha embora, o caminho da dança seja na maior parte das vezes solitário. Ter a sensação de ser respeitada e também admirada pelo meu trabalho é reconfortante.

LEÃO o meu signo

Agora, à semelhança dos outros anos, vou descansar. Desintoxicar-me com água salgada e fortalecer-me com o sol e natureza. O que se sucederá no meu próximo ano de vida? Não faço ideia, mas já nem ouso planear... o que vier será bem vindo, mas por favor: chega de provação...!


PS: deixo aqui o link de uma das minhas muitas danças deste ano. Mais do que palravas, a minha comunicação corporal diz muito mais: 

Comentários

  1. Compreendo-te perfeitamente. A caminhada nem sempre e' facil... tem altos e baixos mas e' ate' ai q descobrimos quem somos e tocamos a nossa alma! Continua corajosamente, gosto de te ver voar mais e mais :)
    Beijinhos,
    Filipa N.

    ResponderEliminar
  2. Já tinhamos conversado um pouco sobre tudo isto, mas acredito, pois já te conheço um pouquito que não és piquena de desistir, e vais lutar sempre e sempre pelos teus objetivos,vi isso no espétaculo deste ano, és uma força da natureza... Força para um novo ano que acredito que seja melhor...um grande beijinho de alguem que gosta muito de ti =)
    Ana Arsénio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Grata Ana!!!!
      E que tenhamos muitas jantaradas com o convívio de todos!!! Bem Hajas tu e a tua família!!!
      SN

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven