Avançar para o conteúdo principal

Carta Aberta à Comunidade de Dança Oriental em Portugal

Caras/os colegas, alunas/os, amigas/os, amantes e curiosos da Dança Oriental e de Arte:

É conhecido a minha luta, durante já 10 anos, pela dignificação da Dança Oriental no nosso país.
Todos vocês me conhecem e sabem a seriedade e dedicação que coloco em cada dança, aula, workshop ou texto que me proponho fazer.
Todos sabem - ou pelo menos têm uma noção - do quanto é difícil ser-se bailarino neste país e, muitos não concordarão, mas sê-lo especificamente de Dança Oriental torna a "tarefa" bem mais árdua.
Eu, apesar de tudo, ADORO o nosso país. E, acredito que, se todos imigrarmos ou formos ser artistas noutro lado onde o respeito, a procura e o reconhecimento são de um outro nível (superior claro), Portugal fica entregue à bicharada do baixo nível e do vulgarismo. 
Eu não acredito que alunos, publico, amantes da Arte em geral mereça tal fado. Eu - e chamem-me o que quiserem - ainda acredito que vale a pena SONHAR em Portugal e REALIZAR esses mesmos sonhos.
Não tenho a ânsia de conquistar o mundo (mas se ele vier ter comigo ótimo!), fugir de cá, ou ir para outras galáxias. Sou uma portuguesa (lisboeta com muito orgulho) que quer trabalhar com os portugueses... por que não?!! 
Por isso, propus-me, uma vez mais, lançar-me no desafio que é idealizar, montar, e PROVAR aos mais cépticos, um novo espectáculo numa das salas mais conceituadas e exclusivas no território nacional.
Faço-o por mim sim, pela Dança que acredito e amo sim mas, faço-o também por todos nós - colegas - que sei que diariamente investem na sua dança sem qualquer rede de apoio como eu.

APELO, mais uma vez (e não me cansarei de o fazer): APOIEM-ME indo assistir ao - sim - MEU show mas que é para TODOS nós.
APELO a apoiarem as colegas que também irão actuar junto comigo.
APELO para que, gostem ou não particularmente da minha dança, façam questão de comparecer com amigos e alunos afim, de se provar aos produtores de espectáculo que vale a pena investirem em shows de dança, de DANÇA ORIENTAL.
APELO ao vosso bom senso e UNIÃO para que de uma vez por todas esta nossa dança, no nosso país suba de patamar e deixe de ser vista como de quinta categoria.
APELO a não arranjarem desculpas porque havia jogo de futebol, concerto de um estrangeiro qualquer, jantar imperdível, muito longe ou (a que mais me irrita) o bilhete é muito caro... um dia, faço-vos um inventário detalhado do investimento que está por de traz de um projecto como este, para terem uma vaga noção do que eu coloco em risco. 
APELO a esta "luta" ser de todos nós, para que num futuro próximo hajam mais espectáculos nos grandes palcos com vocês.

Neste show em particular, eu, minhas colegas e algumas alunas iremos homenagear, através da nossa dança, o ser feminino. Conto com todos vós nesta celebração, pois acredito no poder das fêmeas, das mulheres, das bailarinas, das portuguesas.
Dia 2 Março no auditório do Museu do Oriente, às 21h30. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula34

 Querido Diário, Foi no passado sábado que aconteceu a terceira aula presencial (e última) desta época lectiva. Estas aulas extraordinárias são importantes. Essenciais para podermo-nos conectar sem o filtro do OnLine. Como já tinha dito anteriormente, por uma questão prática - e não só - as aulas online são eficazes e resultam mas, nada substitui o estar, o “olho no olho”, o toque, o sentir no presencial. O ser humano é um bicho social que precisa desta troca energética e, na dança é fundamental. Por isso, estas aulas esporádicas tornaram-se um encontro ainda mais especial. Porque ali, naquele espaço seguro, aproveitamos ao máximo cada momento. Cada riso. Cada movimento. Cada silêncio reflectido num olhar. Cada palavra traduzida numa dança. Saímos com a alma leve. Com a sensação que valeu cada minuto. Nestas aulas, faço questão de levar a minha filha, que vê e aprende, sem pressões ou espectativas, a minha arte. Assiste ao respeito que nutro pelas alunas neste ...

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula33

 Querido Diário, O nosso estado de espírito influencia a qualidade da nossa dança. Sempre senti isso. Junho, sol, feiras populares é sinónimo de boa disposição que se reflecte logo na dança. Foi nesse espírito que aconteceu a #aula33 e foi uma aula 5 estrelas. Houve disponibilidade para a criatividade onde a Improvisação - com método - foi rainha. É impressionante como é na prática que se consegue (também) os resultados. Com regularidade nas aulas, as alunas estão cada vez mais, à vontade para Improvisar e, a fazê-lo bem. Como já disse várias vezes, Improvisar custa. Não é algo óbvio ou intuitivo. Não basta ter talento. Tem de haver investimento de tempo a ir às aulas. Disciplina para cumprir um método de trabalho técnico e, muita vontade. De superar desafios, metas e até, crenças.   Segue-se, uma aula presencial... estou ansiosa para estar com as alunas e partilhar energias e claro, dança... muita dança. Depois conto-vos tudo!

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula32

 Querido Diário, E chegámos ao final do mês de Maio e a #aula32 acontece numa data muito particular para mim... Foi o dia que comemorei 18 anos de casamento. Sim. 18 anos. Enquanto dava a aula - online, no meu estúdio em casa - o meu marido cuidava e, preparava algo especial e diferente para nós usufruirmos depois da aula terminar e a filhota dormir. A presença e o incentivo por quem nos conhece e acompanha é fundamental no sucesso de quem escolhe uma vida artística. De uma maneira diferente de há mais de 20 anos atrás, hoje, o meu também marido, continua a respeitar e a apoiar o meu percurso que é muito mais do que se vê nos “palcos”. Os bastidores deles são de uma brutalidade inexplicável que só quem os vive sabe. E o meu companheiro de há 25 anos, sabe. Ele vive, e viveu, todos estes espaços e momentos comigo. Todos os altos e baixos. Para bem e para o mal. Talvez seja isso que é verdadeiramente um casamento. Na festa, precisamente há 18 anos atrás, dancei... e o...