Avançar para o conteúdo principal

Sem espaço com frio, dor de barriga e fumo...

Já contei aqui como, de vez em quando (cada vez mais), faço as melhores omeletes do mundo sem ovos, ou seja, cada vez mais tenho situações e locais completamente desenquadrados para haver um bom show de Dança Oriental.
Já me aconteceu e apareceu um pouco de tudo, mas, lá se vai dando o jeito... bem ou mal, sempre se faz a bendita omelete.
Mas ainda á sempre uma primeira vez para tudo, e no meu último trabalho tive algumas "estreias" e mais uma vez, nessa noite relembrei o amor que tenho á dança e o prazer que tenho em mostrá-la, "no matter what"...
Imaginem:
- todos se aperceberam do frio que se tem feito sentir, mas, mesmo assim não é justificação para eu ou outra bailarina dançar com uma "burka" cheia de camisolas por dentro, continuamos com os nossos trajes característicos como se estivesse 40 graus, mas não está! E até mesmo dentro de uma sala continua frio, e que frio... não aquecia nem um pouquinho, não sentia calorzinho nenhum, tive de dançar gelada o que não é brincadeira, é horrível;
- em consequência desse friozinho, estava tão gelada que me deu dor de barriga, acreditam? Pois eu não queria acreditar no que estava a sentir. Ainda bebi um chá, mas fez-me pior, além de me ter continuado a doer ainda fez que me inchasse o ventre... digo-vos que não achei piadinha nenhuma dançar com frio, dores e ainda por cima com uma barriga que parecia de 3 meses, foi péssimo para a minha auto-estima;
- a juntar á festa e para não variar, tive de dançar num espaço mínimo e colada ás pessoas, o que não é nada agradável, pois não só não tenho espaço para dançar á vontade mostrando o esplendor dos movimentos e adereços, como sei que quem está a ver, está mais a observar pormenores corporais do que propriamente dança. Os homens, nem disfarçavam, prestavam atenção ao que mais lhes interessava (acho que não preciso de explicar, é óbvio) e as mulheres procuravam perceber se tinha celulite, estrias, se o meu peito era mesmo verdadeiro e quase que ouvia os pensamentos delas: "que barriguinha..." enfim, sem comentários;
-para me enterrar ainda mais, podia-se fumar na sala e eu simplesmente ODEIO fumo de cigarro e pareceu-me que toda a gente estava ali fumava, então havia no ar uma nuvem de fumo que mais parecia nevoeiro, insuportável.
Conclusão: passo um frio de rachar, tenho de dançar com a minha dor de barriga bastante incomoda, respirando um fumo insuportável e praticamente "em cima" do publico.
Dá para imaginar?
Acho que desta é que mereço uma medalha, não acham?
Mesmo assim tive de sorrir e dançar maravilhosamente bem... é minha obrigação como profissional não passar nada disso para o público e é meu dever sempre que danço publicamente dignificar a Dança Oriental fazendo o meu melhor, mesmo que só tenha uma pessoa a prestar realmente atenção á dança e não ao corpo.
Pensam que é fácil?... o que fariam numa situação destas?
Já não basta gostar de dançar, tem de se amar a dança.

Comentários

  1. Ui, dançar com dor de barriga deve ser do melhor, deve! :S

    **

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara! Antes de mais, um desejo muito grande para que no dia 19 em Palmela, provavelmente já chegará tarde este desejo, a sua performance seja no mínimo igual, às que já tive o privilégio de assistir. Se assim for, dificilmente alguém ficará indiferente à sua Dança!
    Li com alguma atenção “ Os pensamentos de uma bailarina”!
    Nos vários pensamentos escritos, concordo com uns, noutros nem tanto e se compreendo as dores de barriga, em situações de performance e principalmente em momentos que se tem que falar para uma plateia, e as palavras se enrolam porque o discurso não foi preparado devidamente, ou os tais imprevistos do outro lado acontecem.
    Por várias razões e para não lhe ocupar mais tempo na leitura dos meus escritos, não me sentiria bem comigo mesmo sem abordar uma coisa que escreve, e que estou totalmente em desacordo. No entanto, creio que foi um desabafo relativamente aquele momento.
    Tem a ver “ Sem espaço com frio, dor de barriga e fumo…”
    Generalizou bastante a questão do observar pormenores corporais, no que respeita aos homens e arriscaria também em relação às mulheres.
    Penso que não é isso que se passa na grande maioria dos homens e mulheres, que assistem às danças, no caso particular das orientais.
    Já agora e para terminar, quando acontece, acho que são as mulheres que menos disfarçam!
    Um renovar do desejo de um Grande Show, com uma performance à sua altura!

    Beijinhos

    Agostinho Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. A sua falta de humildade é gritante.
    Uma boa bailarina tem que ser acima de tudo humilde, em todos os seus posts vejo uma arrogância que roça a vulgaridade...

    ResponderEliminar
  4. Uma boa bailarina é acima de tudo verdadeira consigo própria em primeiríssimo lugar, essa é a verdadeira hulmildade de quem dança.
    E uma boa e construtiva critica só tem o seu valor quando identificada.

    ResponderEliminar
  5. Eu penso que uma bailarina deve ser verdadeira com os seus pensamentos e principalmente com o seu modo de dançar.

    Não vejo arrogância neste post, vejo antes uma profissional que soube fazer o seu trabalho apesar das dificuldadades que se faziam sentir no momento.

    Mais, a haver arrogância e falta de humildade, nem sequer haveria este post pois nele estão identificados "dramas" que uma bailarina está sujeita...neste caso, o frio, as dores de barriga e até mesmo o inchaço da mesma, que como sabemos, para nós mulheres, é algo muito problemático.

    Gostei do facto de teres assumido que, tal como todas nós, também tu tens dores, sentes frio e mais, que por vezes te incha a barriga...isso só demonstra humildade.

    Beijinhos

    Ângela

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven