"THE MOST IMPORTANT THING IS TO TRY AND INSPIRE PEOPLE SO THAT THEY CAN BE GREAT IN WHATEVER THEY WANT TO DO"
Kobe Bryant
Este é o meu lema, desde que comecei a lecionar Dança Oriental, há 17 anos atras.
Para bem - e para mal porque há sempre o reverso da medalha - a Dança Oriental, está espalhada e implementada um pouco por todo o mundo. Partiu da fonte, ramificou-se e hoje em dia existem milhares de bailarinos e com eles, mil e uma possibilidades de ensino e aprendizagem.
Há festivais, palestras, workshops, escolas, espetáculos, competições, viagens, encontros, etc, sem contar com todas as plataformas digitais disponíveis hoje em dia. Mas, pergunto: será que a qualidade é constante?... Claro que sim, mas também tenho a certeza que não. E não vale a pena dizer-se o contrário.
Eu, como disse anteriormente, já anda nisto há algum tempo e, falando do mercado em Portugal que é onde estou inserida, venho-me apercebendo o quanto a nova geração de bailarinos sente falta de uma proximidade mais visceral com outros bailarinos que lhes são referencia. Percebi que, aprendem técnica. adquirem fatos maravilhosos, têm acesso às melhores musicas e com elas arrojadas coreografias mas, há ausência de profundidade, alma, arte e muitas vezes, seriedade. Falta-lhes teoria, simplesmente estarem, e com a mente aberta em conversas francas em ambiente intimista com esses tais mestres.
Daí (também) o surgimento de O VENTRE EM NÓS, e tal como o nome indica, queremos - eu e a Yolanda que a ideia deste projecto veio dela - que seja mais profundo que um simples evento e diferente de tantos outros. Queremos chegar ao intimo das questões e desfazer inseguranças. Queremos dar a atenção que muitas bailarinas carentes da mesma precisam. Queremos personalizar. Dar potencial. Autenticar cada bailarina. Queremos uma partilha honesta e generosa.
Não é um evento para massas, é para quem - independentemente se faz dança há um dia ou há 10 anos - quer despertar em si a sua melhor versão e que, através da dança se empondere, tanto no palco da dança como no palco da vida, já que uma é um reflexo da outra.
Daí o tema desta edição: ORIENTAL FOR STAGE . DÁ VIDA Á BAILARINA QUE HÁ EM TI. Esta será a III Edição e, pela experiencia dos anteriores, o feedback é um sucesso.
O evento está dividido em duas partes:
. formação intensiva conjunta teórico-prática de quatro horas onde eu e a Yolanda estaremos "sem poses de diva" a dar estrategias personalizadas de como preparar, dançar e conquistar 3 musicas em 3 ambientes diferentes. Iremos abordar o tal planeamento e execução da dança coreografada e improvisada face ao tipo de evento, publico, local e, como diluir a distancia/limites entre a bailarina e o publico a fim de gerar proximidade emocional desconstruindo a técnica.
. espectáculo/tertúlia de carácter intimista e informal onde haverá proximidade com o publico e onde está inserido um Open Stage para quem quiser, simplesmente, se apresentar mostrando as suas criações e um desfile da marca Bellydance Design.
Se queres participar ou só vir assistir ao espectáculo, inscreve-te ou reserva o teu bilhete que serão todos bem-vindos!!!Mas apressa-te, as vagas estão a esgotar!!!
Comentários
Enviar um comentário