Avançar para o conteúdo principal

Oriental Dance Festivals - My Experience - parte II

Como prometido no post anterior, vou continuar a falar-vos da minha experiência nos Festivais de Dança Oriental, no Cairo. Neste, especificamente, falar-vos-ei dos workshops inseridos no festival.

Vou ser directa e sincera: não foi técnica que aprendi nas aulas dos Festivais, aliás, rapidamente percebi que iria aprender muito mais... ora vejamos:

 1º - As aulas aconteciam em espaços pouco (ou nada) preparados para uma aula de dança. Eram em salões de banquetes ENORMES com um mini "palco" improvisado onde o professor ficava e sem espelho.

2º - Ou tu chegavas bem cedo ao workshop ou já não conseguias lugar à frente perto do "palco". Isso significava o conseguires ver e ouvir em condições... mínimas.

3º - Não estava completamente à vontade... estava rodeada de dezenas - e nos workshop com os professores "cabeça de cartaz" eram centenas - de... histéricas. Sim, é esta a descrição. Eu não tenho paciência para histéricas, cada uma mais espampanante que a outra, em que maior parte não estava lá para aprender, mas para se mostrar. 

 4º - Decorar uma coreografia de 5/6 minutos em hora e meia ou duas horas... decididamente não é para mim. Às tantas é uma confusão e só um 1/5 da sala conseguia decorar tudo. Eu fazia parte das que não conseguia. Não que tivesse mais dificuldade que as outras mas porque, chega a um ponto, é demais num curto espaço de tempo.

5º - As aulas, raras excepções, eram um despejar de coreografias. E pouco esmiuçavam ou explicavam técnica. Se apanhares, bom para ti, se não apanhares... azar.

6º - Quatro, cinco... seis aulas por dia, é intenso e desgastante. Queres fazer o máximo que podes, mas na prática... é demais.

7º - Era "obrigada" a comprar um mínimo de workshops para ter o Pack do Festival naquele hotel e ter assim acesso ao jantar de abertura e de encerramento que incluíam os espectáculos principais. Senão gostasse do workshop ou, como aconteceu comigo, esse professor não ter dado a aula, não me devolviam o dinheiro.

E agora devem estar neste momento a perguntar: "Então para que é que ias?"

Ía porque:

1ºa) Embora os salões não estivessem preparados para aulas de dança, como bons árabes que são, adaptavam rapidamente. E tudo que fosse preciso, eles lá arranjavam. E eu, lá tinha também de me adaptar a um outro modelo de aula. Preparava-me para ir de "cabeça aberta" pois nunca sabia o que iria encontrar.

2ºa) Não me dava ao trabalho de chegar muito cedo. Chegava sim antes do professor (que chagava praticamente na hora ou atrasado) e fazia questão de me colar ao palco, nem que fosse na lateral. À grande e à "portuguesa" lutava pelo meu lugar e ter espaço para executar a aula, porque colavam-se!!! E, ai de mim se tivesse de ir à casa de banho... não podia, pois quando voltava já não tinha lugar.

3ºa) Tentava por tudo, focar-me na aula e no que queria aprender. Habituei-me lá a abstrair-me do "barulho" à minha volta. Mas confesso que não era fácil. Haviam muitos grupos e eu estava sozinha. 

4ºa) Rapidamente percebi que não valia a pena decorar "à pressa" toda a coreografia da aula. E eram assim os workshops: coreografias. Boas coreografias mas às tantas, como disse, era demais num curto espaço de tempo para depois esquecer e ter de decorar outra logo de seguida noutra aula. Então optei por fazer o que me interessava: sequências que achava interessantes ou ligações de movimentos que me chamavam a atenção. Principalmente, observava ao mínimo detalhe, ali ao vivo e bem perto, o/a bailarino/a a executá-los. Daí eu também "colar-me" ao palco, para ver e ouvir bem. Praticamente todos os professores traziam os seus músicos e isso era um privilégio: ter aula com músicos experientes ao vivo e ver a interação destes com a bailarina (ou bailarino).

5ºa) Nas primeiras duas/três vezes, ainda fiz questão de decorar toda a coreografia, também para "não parecer mal"... depois, quando resolvi não decorar tudo, percebi que ninguém ligava se estava a fazer ou não... muito menos o professor!

6ºa) Com a experiência, fui marcando workshops espaçados... no máximo dois por dia estava ótimo para mim.

7ºa) Houve workshops que eu tinha muita espectativa e depois não foram nada de especial e outros, que até não dava nada por eles mas, acabaram por se revelar surpreendentes. Um grande bailarino de palco não é forçosamente um bom professor e percebi que, os melhores workshops eram dos que não eram tão conhecidos. Há medida que fui conhecendo, fui sabendo escolher melhor que workshops frequentar para tirar melhor partido no que me interessava.

E o que mais me interessava não era técnica pura e dura. Era tudo que estava por detrás dessa técnica coreografada: a energia, a comunicação, a maneira, a forma inesperada de executarem o mesmo, a atenção aos pormenores, ouvir e ver, sentir como cada movimento fazia sentido, a alegria contagiante que envolvia centenas de pessoas a fazer o mesmo. O ambiente era tudo. E quando se entusiasmavam, músicos, professores e alunos, criava-se uma energia difícil de descrever. Era mágico. E eu, sentava-me muitas vezes só a observar e a absorver toda aquele espectáculo que eram aquelas aulas. 

Assistir aqueles bailarinos, despojados de barulho externo, sem maquilhagem ou figurinos, simplesmente a dançarem, a dar de boa vontade e sem pretensões de agradar... é mágico. E foi essa a técnica que aprendi nesses workshops lendários. Vi verdade, senti pureza, ouvi muito bons concelhos de gente experiente. Sei que, embora fosse um negócio, estes Festivais pioneiros tinham uma integridade e uma inocência, que se perdeu e nunca mais se vão repetir. O mercado mudou, estendeu-se, fragmentou-se. Aquela energia dificilmente volto a encontrar, com muita pena. Nunca vou esquecer pessoas que conheci e valores que adquiri e que me acompanham todos estes anos.

Nesta Foto: num dos workshops que participei em Junho 2007


 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven