Avançar para o conteúdo principal

Eu Sabia...

Sempre soube. Algo em mim me dizia. Sentia, mesmo quando tentava silenciar. Esperava a oportunidade certa. E o momento chegou. Seis anos depois. Sim, já não piso um palco há 6 anos... Sim, fui fazendo pequenas actuações em ambientes informais e reservados mas, palco mesmo, aquele que toda a bailarina ambiciona, será agora.

Confesso que, se durante algum tempo não tive vontade, estava cansada, desmotivada, agora sinto falta. Tenho saudades. Mas soube dar o meu tempo. Deixei que a adrenalina voltasse, lentamente, para querer pisá-lo de novo. Não forcei. Não desesperei. Eu sabia que voltaria ao palco. No momento certo, voltaria a actuar. Não adianta eu negar... desde pequena que vejo o palco como uma segunda casa (a primeira são os estúdios de dança) porque desde pequena que o piso. E são de lá que guardo partes das melhores memorias que tenho da minha infância e adolescência.

Confesso que estou estranhamente calma. Ansiosa, mas calma. Talvez pelo facto de ter a certeza das minhas escolhas e decisões. Tive paciência para ser o "universo" a mostrar-me a oportunidade certa. Sem eu ter de correr atrás. Sem eu achar que estaria a fazer pouco. Sem me desvalorizar. Porque uma coisa que anos de profissão traz é maturidade nas escolhas e saber que, muitas das vezes, menos é mais. E assim foi, intermediado pela Catarina, outrora minha aluna que seguiu o seu caminho, surge agora a oportunidade que esperava.  

Durante 20 anos como profissional já pisei os mais variadíssimos palcos, nos mais variados contextos e ambientes. Este que vou pisar já no dia 18, é um dos meus Top 3. Num espectáculo só de Dança Oriental - como eu gosto - num auditório com condições técnicas - essencial para dar segurança a quem a dança - para uma audiência curiosa e de mente aberta. Tive a honra de ser a bailarina convidada (ui... agora senti a responsabilidade) e partilharei o palco com mulheres que, tal como eu, veem na Dança Oriental uma Arte ansiosa por ser dignificada.Tão bom!

Queres ir ver? Então aproveita...

ALMA do ORIENTE - 18 Fev 22 - um espectáculo do Catarina Branco Oriental Studio 

21h - Auditório Bocage (Setúbal)  

Bilhetes: catarinabranco.com







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven

Infelizmente não consigo agradar a todos

Pois, é isso mesmo que leram: Não consigo agradar a toda a gente, infelizmente... ou não... Era bom que todos concordassem com tudo que fizesse e dissesse, que cada vez que dançasse todos aplaudissem de pé, que o mundo fosse cor-de-rosa e o pai natal existisse. Mas não é assim... Vivo com os pés bem assentes na terra e cada vez mais me apercebo que, quando nos mantemos fiéis a nós próprios, sem fingimentos e hipocrisias socialmente correctas, há (sempre) quem não goste. Paciência... vivi muitos anos calada, fechada no meu mundo, com medo de não ser aceite. Com receio de me excluírem, ria quando não achava piada, seguia quando achava que aquele não era o caminho, comia o que não gostava, não opinava, chorava e entristecia-me sozinha. Queria mostrar que estava sempre bem, nada me afectava... pura ilusão, só para parecer bem aos olhos dos outros, até que a dança me mostrou que sou conseguimos ser felizes connosco próprios se formos autênticos, diferentes, mas no fundo iguais, a todos. Ori