Avançar para o conteúdo principal

About Last Show

Alma do Oriente... 

Meditei muito sobre o tema quando me preparava para este espectáculo. Alma do Oriente... o que significaria, o impacto que teria, a importância que iria ter. Senti o peso da responsabilidade. Não só porque tinha sido um convite de alguém (muito) especial, não só porque iria ter dezenas de alunas de olhos postos em mim, não só porque retornaria ao palco depois de tanto tempo, mas - também - porque, e mais uma vez, seria uma oportunidade de mostrar o melhor e o quanto a Dança Oriental merece ser respeitada como uma forma de Arte igual a todas as outras danças. Sim. Cada vez que piso o palco, sei que tenho o dever de "educar" o publico que assiste. Dignificar e dar a conhecer a D.O. é e continua a ser uma das minhas grandes missões. Embora o publico já esteja mais sensibilizado e interessado, o caminho ainda é longo... não é fácil conquistar e fidelizar público para assistir a espectáculos de dança... muito menos para assistir a um só dedicado à D.O.

 As músicas que escolhi refletiam o que, para mim, representariam a essência do Oriente. Foi a música que me fez apaixonar pela D.O. e, como como seria um recomeço, teria de ser de novo a música a tocar-me na Alma. Tal como a toca nos árabes. A Alma do Oriente é música e dança que se complementam numa alquimia mágica. Uma comunicação ancestral, diria divina. E eu sabia que seria essa linguagem que teria o poder de conquistar e encantar quem estaria a assistir. 

A primeira, um clássico - Batwanes Beek by Warda - relembrou-me o meu primeiro amor pela D.O. e sabia que me seria difícil dançar esta música. Levou-me às profundezas das minha memórias... e veio à minha pele o bom e o mau de 20 anos de história. Mas fiz questão de a dançar. Precisava. Porque cada dança minha é-me um caminho de cura. E, sabia que esta música seria também um "quebrar de gelo"... porque depois de tanto tempo sem actuar num palco, óbvio que estava nervosa... claro que num primeiro impacto senti-me intimidada por todos aqueles olhos postos em mim. Tenho experiência sim, sou artista sim mas sobretudo sou uma bailarina que não esconde as suas fragilidades. E a minha dança transparece todas. No palco, a minha comunicação é genuína e espontânea. Deixei fluir... sem grandes pensamentos. Senti, só.

A segunda - Ascendance by Lindsey Strirling - é uma música actual que não consegue ser indiferente a ninguém, nem aqui, "nem na China". E, acho que isso também é Alma do Oriente: a universalidade das sonoridades que nos tocam "cá dentro". Depois do gelo quebrado, nesta quis ousar e libertar a minha essência que estava quieta à espera da oportunidade certa para sair. Numa dança de assinatura, deixei o meu corpo "falar" por si com uma energia que não controlo. Totalmente improvisada (tal como eu gosto), foi como um grito de liberdade. Foi poderoso. Foi meu. 

Devo dizer que todo espectáculo mostrou Alma.... Do Oriente. Do Ocidente. Do Ser Humano. Porque a D.O. é mais que uma dança étnica ou exótica como costumam rotular. É partilha. É amor. É energia. É transparência. É criação. É Arte... na sua mais pura versão. E, que saudades tinha do palco... do  burburinho do backstage... do riso da mulherada toda junta nos camarins... de tanto público... atento e surpreendido (com a minha filhota a assistir toda orgulhosa e super feliz). De estar com as minhas colegas. Do nervoso miudinho. Da espectativa. Foi tão bom... que venham mais.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven

Infelizmente não consigo agradar a todos

Pois, é isso mesmo que leram: Não consigo agradar a toda a gente, infelizmente... ou não... Era bom que todos concordassem com tudo que fizesse e dissesse, que cada vez que dançasse todos aplaudissem de pé, que o mundo fosse cor-de-rosa e o pai natal existisse. Mas não é assim... Vivo com os pés bem assentes na terra e cada vez mais me apercebo que, quando nos mantemos fiéis a nós próprios, sem fingimentos e hipocrisias socialmente correctas, há (sempre) quem não goste. Paciência... vivi muitos anos calada, fechada no meu mundo, com medo de não ser aceite. Com receio de me excluírem, ria quando não achava piada, seguia quando achava que aquele não era o caminho, comia o que não gostava, não opinava, chorava e entristecia-me sozinha. Queria mostrar que estava sempre bem, nada me afectava... pura ilusão, só para parecer bem aos olhos dos outros, até que a dança me mostrou que sou conseguimos ser felizes connosco próprios se formos autênticos, diferentes, mas no fundo iguais, a todos. Ori