Avançar para o conteúdo principal

Os Meus Professores - Parte III

Nos posts anteriores falei-vos da importância das professoras que mais tiveram impacto na minha vida e, nos que actualmente me ajudam a ganhar forma e também, de certa maneira, a descomprimir a minha rotina. E neste post quero falar-vos daqueles que directa e indirectamente influenciam o meu percurso.

Eles são, todos os artistas que de alguma forma me inspiram. Sejam eles actores, pintores, escritores, outros bailarinos... os artistas influenciam-me sempre que a sua Arte me impacta. E isso é muito importante: que nós artistas, não nos fechemos na nossa bolha. Que vejamos o trabalho dos outros para também abrirmos os horizontes. É muitas vezes neles que encontro estímulo para criar, pois o caminho de uma bailarina e professora de Dança Oriental é solitário, que facilmente cai na monotonia e acomodamo-nos.  Por isso todo o estímulo que me faça sair da minha zona de conforto, desde que seja para evoluir, é bem-vinda.

Outra grande influência para mim são todos os bailarinos (e professores) que ficaram na História da Dança Oriental e na história em geral. Eu gosto de estudar não só o percurso profissional e a sua técnica como também a sua vida. Aprendo muito quando aprofundo conhecimentos sobre as suas personalidades e atitudes. Vejo como, normalmente, grandes bailarinos não tinham só um grande talento. Tinham visão. Estratégia. Não desenvolveram só uma grande técnica, mas também souberam usar a inteligência. Ensinam-me que um grande artista tem três coisas fundamentais: Talento, capacidade de Trabalho e Muita Inteligência para saber gerir, fazer as escolhas certas e tirar o melhor partido das oportunidades que a Vida for dando. Ensinam-me que podemos procurar a nossa identidade e autenticidade. Todos eles brilharam porque foram Únicos. É uma das minhas maiores lições.

Eu aprendi desde cedo a dar valor aos Meus Professores e eles também estão onde menos esperamos. Por exemplo: as minhas alunas. Elas ensinam-me tanto (ou mais) que eu a elas. Cada história de vida é-me uma lição. E tenho conhecido ao longo dos anos mulheres maravilhosas que, mais do que qualquer coisa, inspiram-me a dar sempre o meu melhor, quer na Dança, quer na Vida. Ser professora é isto: obrigam-me a ser, todos os dias, a minha melhor versão. Tenho o privilégio de trabalhar (neste momento) só com mulheres, o que para mim vejo como uma vantagem. Sinto-me acolhida, falamos a mesma língua e as aulas acabam por ser mais que dança. É amizade, boa disposição, irmandade. É um círculo de mulheres que tanto faz falta na nossa sociedade. Ao contrário do que me foi passado enquanto crescia, posso provar com as minhas alunas, que um grupo de mulheres não competem entre si nem se sabotam umas às outras. Apoiam-se. Divertem-se. Partilham e são tudo menos "um amontoado de galinhas". As alunas são as minhas professoras de vida. 




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven