Avançar para o conteúdo principal

Pergunta 6 - O que as alunas significam para ti?

Tudo.

São elas o motor de todo o meu trabalho. Há 18 anos que ensino e posso dizer que já passaram por mim, centenas de alunas (houve uma altura que tinha, entre vários locais, mais de 100 alunas) e todas elas, de uma certa maneira, me ensinaram ou marcaram. Posso também dizer que "cresci" com elas. Motivam-me, desafiam-me, entregamo-nos, inspiramo-nos. Nas minhas aulas, apesar de estar eu a orientar, há uma troca de energias e uma partilha. Eu partilho a minha dança, experiências, momentos de vida e elas a sua vontade de aprender, as suas visões e a sua amizade. É um círculo de mulheres que se juntam em nome da Dança Oriental que engloba muito mais que técnica de dança.

Algumas delas, tornaram-se amigas para a vida. Outras ainda hoje me enviam mensagens embora já não as veja há anos. Pequeninas bailarinas que ensinei anos atras não se esqueceram de mim e muitas, mesmo muitas, ainda se lembram de citações, observações que fazia (e faço) nas aulas que lhes serve para a vida. Felizmente, não me posso queixar destas mulheres que têm passado por mim... até aquelas que me fizeram mal. Porque as houve também. Aprendi muito ao longo destes 18 anos com todas.

Sempre senti que o meu melhor e mais exigente publico eram (e são) as alunas. E sempre senti demais a responsabilidade que é ter um grupo (ou uma só) à minha frente com grandes expectativas de mim. É intimidante. Mas desafiante. São elas que fazem sair o melhor de mim embora, sei que, em certa altura tenha dececionado alguém ou não tenha correspondo às tais expectativas que idealizaram de mim. Sou humana, com falhas e eu tenho plena noção que não agrado a todos.

Sempre fiz questão de exigir das alunas. Tento que consigam transparecer, através da Dança, as suas melhores versões. Busco nelas dedicação com elas mesmas. Faço-lhes comprometerem-se com elas próprias e faço com que sonhem... e tentem tornar esses sonhos realidade. Mas, não sou uma professora "fácil". Tenho plena noção disso. Nem sou muito dada ou simpática e que diz as palavras que as alunas querem ouvir. Digo o que precisam de ouvir - embora possam não entender na altura - para evoluírem e mais tarde conseguirem "andar pelas próprias pernas". Sim. Quero que voem e que não fiquem agarradas às minhas saias. Mas TODAS elas sabem que podem SEMPRE contar com o meu apoio, ajuda, mentoria, amizade quando precisam ou sentem necessidade. Isto é algo que, genuinamente dou, porque foi algo que não tive dos meus professores de dança. Aliás, muito pelo contrário. 

Espero das alunas Lealdade. Respeito. Não espero fidelidade, porque a vida a elas pertence e eu, não sou nenhuma deusa para venerarem. Não espero que digam mal de mim nas minhas costas e sorriam à minha frente. Não espero falsidade. Espero Verdade. Acima de tudo espero que nalgum momento das suas vidas, lhes tenha servido algo que lhes ensinei. Quer tenha sido no palco da Dança ou no palco da Vida.

A todas as mulheres, meninas e alguns meninos que já passaram "pelas minhas mãos" o meu muito obrigado. A minha dança é o resultado das milhares de horas de aulas que já dei. Eu sou a pessoa que sou hoje, também, pela inspiração que vocês me foram nas aulas e fora delas. Ter sido ou ser vossa professora de Dança Oriental é uma honra.

GRATA, profundamente GRATA 💗







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven