Avançar para o conteúdo principal

Trabalho Virtual

Há 15 anos atrás sonhava, secretamente, em ser bailarina profissional. 
Há 14, descobri que era através da Dança Oriental que o meu sonho se tornaria realidade e, há 12 que vivo esse sonho.
Julgava eu que ser bailarina profissional seria só treinar, ensaiar, ensinar, coreografar, escolher figurinos, musicas e dançar. 
Era bom era... mas rapidamente percebi que, cinco minutos de palco exigiam muito mais que só o que referi acima. Aliás, essa era a parte mais fácil. Nunca imaginei - e olha que imaginação não me falta - que fosse tão duro ser-se bailarino profissional, a solo e em Portugal. 
As horas que passo a preparar terreno para, TALVEZ, ter cinco minutos de palco são tão longas como cansativas e intelectualmente exigentes. Percebi que é um caminho solitário onde tens somente a tua inteligencia e força de vontade para ter esses cinco minutos de palco. 
Apoios?!!! Muitos poucos. Ajudas?!!! Nenhumas. Rapidamente aprendes a desenrascares-te e a improvisar quer no trabalho de bastidores quer em palco.
Rendi-me, anos atrás, às tecnologias como mais uma (mas importantíssima) ferramenta de trabalho e hoje, por incrível que pareça, passo tantas horas no computador e nas redes sociais como passo a dançar e tudo mais. 
Cinco minutos de palco exigem mais de cinco horas (ou dias) em frente a esta máquina. E o mais engraçado (??) é que muito provavelmente - pois nunca contabilizei - passo mais tempo a fazer todo este trabalho virtual que a dançar.
E assim, e para passar mais um tempinho nas redes sociais, rendi-me a mais uma necessidade (pois já fazia sentido) e criei uma página oficial no Facebook: Sara Naadirah Oriental Dancer/Artist 

www.facebook.com/sn.orientaldancer

Sempre neguei ter muitas "coisas" na net, e acho sinceramente que há "coisas" a mais e o que é demais também enjoa, mas não posso ignorar as tendências e, mais esta ferramenta, está a vosso dispor para fazerem o vosso LIKE e assim terem - mais - acesso a parte do meu trabalho, dança e dia a dia.



Comentários

  1. Já pratiquei danças orientais e é algo que exige muito trabalho !
    Gostei muito , beijinhos e bom trabalho :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula36

 Querido Diário, E “just like that” entrei em contagem decrescente para o final desta época lectiva. Aconteceu a antepenúltima aula e senti nela um acumular de todos estes meses. Acusei já algum cansaço e nas alunas também. Completamente normal para esta altura do ano. Confesso que, mais do que descansar, preciso de sair da minha rotina. Não ter horários nem compromissos. Preciso de me afastar. De acalmar. Acho que a sensação é geral. Já temos os meses de Verão programados e só já pensamos em praia, mar e boa comida. Pelo menos, é o que eu penso. Mas, há que finalizar. Há que terminar com o mesmo cuidado com que se começou e assim, estas últimas aulas são descontraídas, mas autenticas. Leves, mas com rigor. Vai-se com preguiça, mas sai-se com o sentido de “dever cumprido”. Porque, acredito no que sempre ouvi: o mais importante não é como se começa, mas  como acaba. No Palco e na Vida.

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula37

 Querido Diário, Penúltima aula. Com muito, muito, muito calor. Confesso que gosto de calor mas, não este calor que se fez sentir. Dançar nestas temperaturas é, para mim... doloroso. Mas, não é a primeira vez e, não será a última. Já passei por ensaios e espectáculos em condições de temperatura semelhantes e, aqui estou. Porque na verdade, nunca temos as condições ideais. Há sempre algo que nos faz apetecer recuar ou ter a desculpa perfeita para desistir. Como sempre digo, há que contrariar e, pela minha experiência, criar - grande parte das vezes - as condições. E assim, a #aula37 acontece. E, como todas as outras desta época lectiva, foram criadas as condições.   Não as ideais, mas as possíveis para que a minha visão e método de Dança Oriental fosse continuado.   E continuou. Que se refletiu nesta aula. E, mais do que tudo, refletiu-se vontade e dedicação. Também, grande parte das vezes, são só estas as condições que bastam.

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula38

 Querido Diário, #aula38. Última desta época 24/25. Às minhas lindas alunas devo o sucesso deste ano. A elas eu agradeço profundamente a confiança, compromisso e a dedicação que demostraram ao longo dos meses. O companheirismo que se gerou e a companhia que me fizeram. Aprendo mais que ensino... sempre foi assim. São as alunas que constroem as aulas e as impulsionam. São elas que dão continuidade e as divulgam com orgulho. São o testemunho real da Dança Oriental. Para mim, foi um privilégio . Como sempre é. Esta última aula foi de partilha, riso, descompressão, brincadeira e, despedida. Saber parar é um dos movimentos mais difíceis de executar. Talvez o mais desafiante. Não dá para coreografar. Só sentir. Reagir e deixar impactar.   É tempo de pausar. Descansar. Reflectir. Sem promessas. Finalizar este ciclo. Até Já!