Avançar para o conteúdo principal

Conferência "Cultura, Música e Dança Egípcia"


Conferência-Tertúlia - Dia 26 de Janeiro, Lisboa.

Foi com imensa alegria que decidi convidar algumas das pessoas que mais acarinho no panorama da Dança Oriental em Portugal para um serão de CONVERSA, PARTILHA de ideias, perspectivas, experiências e - espero - novas direcções que conduzam ao crescimento desta Arte que nos une.

A Conferência-Tertúlia terá ENTRADA LIVRE e será dirigida por mim - partindo do tema: "Cultura, Música e Dança Egípcia" no passado, presente e futuro mas contará com a colaboração destes Artistas e amigos e do próprio público que é convidado a QUESTIONAR, PENSAR, SENTIR e SURPREENDER-SE connosco.

Lá os esperamos a todos para um chá quente e descobertas:

DIA 26 DE JANEIRO, DAS 18H ÀS 21H NA INIMPETUS (Lisboa (Rua de Campolide, 27 A - Lisboa)
Telf: 213 157 815
Para saber mais sobre os Artistas que participarão
 na Conferência-Tertúlia:

Sara Naadirah abordará o tema:  "O meu percurso pela dignificação da Dança Oriental em Portugal"

*Sobre Sara Naadirah:

Sara Naadirah é bailarina, professora, coreógrafa e um dos nomes mais respeitados e conceituados na Dança Oriental em Portugal. Começou o seu percurso na dança clássica com apenas quatro anos, tendo-se formado com distinção na Royal Academy of Dance. Ao longo dos anos, e como complemento àsua formação como bailarina clássica, estudou os mais variados tipos de dança até que, em 2001, experimentou a dança oriental que consegue arrebatá-la por completo.
Apesar de licenciada em Arquitectura, abdica do curso e passa a dedicar-se exclusivamente à prática profissional, ensino e divulgação/dignificação da Dança Oriental em Portugal. Desde finais de 2003, lecciona nos mais variadíssimos espaços de ensino em Lisboa, é convidada a dar workshops/cursos um pouco por todo o país e foi a primeira bailarina portuguesa a ser escolhida para a realização de um DVD de ensino e demonstração desta Arte.
Desloca-se regularmente ao Cairo, (capital da dança oriental), a fim de aperfeiçoar a sua especialização junto dos melhores bailarinos e mestres desta arte. Com quase 10 anos de carreira, Sara Naadirah criou um estilo próprio, já inconfundível, produzindo e realizando os seus próprios espectáculos, cursos e workshops. 


***
AdiraGram abordará o tema: A Dança Oriental e a sua Sensualidade"
*Sobre AdiraGram:

Formação Académica Complementar:
-Formação académica na área de Contabilidades Administração e Gestão de Empresas
-Curso de Introdução a Astronomia
-Curso da História da Música
-Curso de Astrologia
-Curso de Tarot
-Curso da Leitura de Aura(em estudo)

Formação Artística:
-Curso de Pintura na S.N. Belas Artes
-Curso de Introdução em Fotografia na Fundação C. Gulbenkian
-Curso de História de Esculturas no Museu de Arte Moderna -Sintra
-Formação em Dança Indiana - Moçambique, Índia e em Portugal
-Formação em Dança Oriental - Lisboa e Egipto

Aulas:
- De 2005 a 2012, ensino de Dança Oriental, com interrupção em 2011
- 2008 a 2010 ensino de Dança Indiana.


Exposições e Actuações:
-Desde 1993 até 2012 tenho participado anualmente em exposições de Pintura colectivas e algumas Individuais
-Desde 2004 até 2012 tenho dançado esporadicamente em público.

***


Yolanda Rebelo abordará o tema: Desenvolvimento pessoal através da Dança Oriental

*Sobre Yolanda Rebelo:

 Licenciada em Política Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, estudou também teatro, música e dança, e frequentou a Escola Superior de Dança durante 2 anos.
Teve formação em Danças Tradicionais de diversos países com vários professores, em Portugal e no estrangeiro, e em Dança Clássica, Contemporânea e Jazz em Portugal. Foi no Tango Argentino e na Dança Oriental que aprofundou a sua formação e expressão artística, tendo trabalhado com diversas Escolas e Companhias de Dança.

Actualmente desenvolve o seu trabalho como bailarina, professora e coreógrafa no Projecto YolandaDance, que tem como objectivo a inovação e o desenvolvimento pessoal através da dança 
nas áreas da Dança Oriental e Fusão, Flamenco-Árabe e Tango Argentino.
Mais informações sobre Yolanda Rebelo no website: www.yolandadance.com


***
Américo Cardoso abordará o tema: "Os Novos Valores da Música Árabe"

*Sobre Américo Cardoso:

Inicia-se aos 12 anos ma Orquestra Preparatória de S. Paulo em Almada.
Durante 4 anos fez estudos de percussão clássica no Conservatório Nacional de Lisboa com Profº Júlio Campos (percussionista da Orquestra Gulbenkian)
Frequentou a Escola de Jazz do Hot Club de Lisboa.
Curso de Introdução á História da Música do séc. xx e Composição com falecido compositor Jorge Peixinho.
Curso História da Música com Profº Manuel Pedro Ferreira -JMP
1º Workshop de percussão árabe pelo bailarino Shokry Mohamed
Workshop de percussão árabe para dança oriental com Hossam Ramzy em Barcelona.
Fundador do grupo Al-madan
Realização de concertos a solo
Lecciona percussão árabe no Lods antiga Sétima Posição e estúdio Mahtab em Lisboa.
Inúmeros workshops, cursos e aulas em localidades como Vila Franca de Xira, Barreiro, Faro, Loulé, Lagoa, Porto, Coimbra, Corroios.
Trabalha com as mais prestigiadas bailarinas de dança oriental portuguesas em concertos, espectaculos, workshops, acompanhamento de aulas etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula36

 Querido Diário, E “just like that” entrei em contagem decrescente para o final desta época lectiva. Aconteceu a antepenúltima aula e senti nela um acumular de todos estes meses. Acusei já algum cansaço e nas alunas também. Completamente normal para esta altura do ano. Confesso que, mais do que descansar, preciso de sair da minha rotina. Não ter horários nem compromissos. Preciso de me afastar. De acalmar. Acho que a sensação é geral. Já temos os meses de Verão programados e só já pensamos em praia, mar e boa comida. Pelo menos, é o que eu penso. Mas, há que finalizar. Há que terminar com o mesmo cuidado com que se começou e assim, estas últimas aulas são descontraídas, mas autenticas. Leves, mas com rigor. Vai-se com preguiça, mas sai-se com o sentido de “dever cumprido”. Porque, acredito no que sempre ouvi: o mais importante não é como se começa, mas  como acaba. No Palco e na Vida.

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula37

 Querido Diário, Penúltima aula. Com muito, muito, muito calor. Confesso que gosto de calor mas, não este calor que se fez sentir. Dançar nestas temperaturas é, para mim... doloroso. Mas, não é a primeira vez e, não será a última. Já passei por ensaios e espectáculos em condições de temperatura semelhantes e, aqui estou. Porque na verdade, nunca temos as condições ideais. Há sempre algo que nos faz apetecer recuar ou ter a desculpa perfeita para desistir. Como sempre digo, há que contrariar e, pela minha experiência, criar - grande parte das vezes - as condições. E assim, a #aula37 acontece. E, como todas as outras desta época lectiva, foram criadas as condições.   Não as ideais, mas as possíveis para que a minha visão e método de Dança Oriental fosse continuado.   E continuou. Que se refletiu nesta aula. E, mais do que tudo, refletiu-se vontade e dedicação. Também, grande parte das vezes, são só estas as condições que bastam.

Diário de Uma Professora de Dança Oriental - #aula32

 Querido Diário, E chegámos ao final do mês de Maio e a #aula32 acontece numa data muito particular para mim... Foi o dia que comemorei 18 anos de casamento. Sim. 18 anos. Enquanto dava a aula - online, no meu estúdio em casa - o meu marido cuidava e, preparava algo especial e diferente para nós usufruirmos depois da aula terminar e a filhota dormir. A presença e o incentivo por quem nos conhece e acompanha é fundamental no sucesso de quem escolhe uma vida artística. De uma maneira diferente de há mais de 20 anos atrás, hoje, o meu também marido, continua a respeitar e a apoiar o meu percurso que é muito mais do que se vê nos “palcos”. Os bastidores deles são de uma brutalidade inexplicável que só quem os vive sabe. E o meu companheiro de há 25 anos, sabe. Ele vive, e viveu, todos estes espaços e momentos comigo. Todos os altos e baixos. Para bem e para o mal. Talvez seja isso que é verdadeiramente um casamento. Na festa, precisamente há 18 anos atrás, dancei... e o...