Avançar para o conteúdo principal

Dança ou Comida?


Captar a atenção do um público e mantê-lo interessado toda a nossa exibição, acho que é para todos os artistas, um desafio.

Se o público não aprecia especialmente a exibição que iremos fazer, o desafio ainda se torna maior.

Mas se esse mesmo público, estiver esfomeado, então captar a atenção dele não é um desafio difícil, mas sim uma tarefa impossível!

Durante todos estes anos que tenho dançado, já perdi a conta dos inúmeros e mais variados locais e festas que actuei um pouco por todo o país. Neles enfrentei variadíssimos desafios para conseguir brilhar e fazer com que o público que está á minha frente desfrute de uma exibição fantástica, mas competir com comida não há show que leve a melhor.

Foi o que percebi no meu último trabalho. Uma empresa contratou-me para dançar durante um almoço comemorativo. Não me tinham era avisado que esse almoço seria buffet e que eu iria dançar na mesma hora que os esfomeados iriam se servir.

Resultado: dancei para um grupo de pessoas de costas voltadas para mim, que se atropelavam para ver quem conseguia mais comida, tendo como únicas pessoas que me estavam a prestar atenção os meus dignos assistentes: a minha irmã e o meu marido que nem queriam acreditar no que estava a acontecer, rezando para que eu não me passa-se e saí-se dali para fora.

Bem fiz de tudo para perceberem que estava ali alguém a dançar, mas o vinhosinho e a comidinha eram muito mais aliciantes. Conclusão: fiquei com uma neura de todo o tamanho!!! Tinha saltado da cama às oito da manhã, feito quase duzentos quilómetros (o almoço era em Aveiro) para isto!!!

Qual bailarina e qual Dança Oriental...

Foi simplesmente horrível a experiência, isto porque se não houver um feedback da audiência, quer boa quer má, não há dança, há um aglomerado de movimentos desprovidos de sentimento. Se a dança (principalmente dança oriental) é uma troca de sensações entre o publico e a bailarina numa espécie de magia que se cria entre os dois, então ali não houve nada... não consegui transmitir nada e foi isso que me deixou mais chateada, pois sabia que no meio de golo e uma garfada, olhavam para mim e viam uma rapariga muito descoberta a fazer umas coisas, ignorando profundamente e muito menos se preocupando em perceber o quê!

Prefiro mil vezes que não gostem da minha dança que ignorá-la, é simplesmente frustrante.

Lição: não dá para competir com comida!

Enfim... valeu-me os meus assistentes, que mais uma vez animaram a viagem, e só para nos vingarmos do total desprezo, compramos duas caixas de ovos moles e deliciamo-nos numa espécie de doce vingança... Bolas, a comida leva mesmo sempre a melhor!

Comentários

  1. olá!
    Sou uma pequena aprendiz de dança oriental, ainda só tenho dois anos de dança oriental!
    Num espectaculo que fui fazer tmbém já me aconteceu isso, é a coisa mais horrivel que pode acontecer a uma bailarina de dança oriental! Porque nós estamos a dar o nosso melhor a esforçar tudo e ás vezes não há nem uma pessoa a prestar atenção ao nosso trabalho é muito mau , por isso compreendo-a ao máximo e tenho aprendido muito com o seu blog!
    Obrigada e é preciso ter força nesses momentos e fazer o que temos a fazer..

    Sara..

    ResponderEliminar
  2. Olá! obrigado pelas suas palavras. Sei que o que passo também muitas bailarinas também o passam...
    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven