Avançar para o conteúdo principal

Home Sweet Home


De novo em casa...

Já tinha saudades, mas agora que aqui estou tenho vontade de voltar a sair. Bolas... nunca estou satisfeita! Também chego e começo logo a limpar, arrumar, cozinhar, lavar e tudo o que acaba em ar... não há paciência... detesto os trabalhos domésticos, mas como sou fanática em ter tudo limpo e arrumado... ponho logo mãos á obra.

Estão espantados?! Pois é, se pensam que a minha vida é um glamour de estrela de cinema, enganam-se!!! Em Portugal uma "estrela"da dança não ganha o suficiente para para ter uma "BIMBY" versão doméstica. Sim, faço tudo que uma dona de casa faz, e acho que até bem feito, mas odeio! Enfim...

Tirando esse pequeno grande pormenor, ao chegar de novo, chega também o retomar de tudo o que deixei pendente e pior ainda: a rotinazinha, que é outra coisa que detesto, fazer sempre o mesmo todos os dias. Se isso acontece, começo a ficar histérica, nervosa e insuportável ( o meu marido que o diga) e foi isso mesmo que aconteceu logo no segundo dia que cheguei. NO SEGUNDO DIA, leram bem! Por mim estava sempre a passear... mas como não posso... tenho que ter paciência... só me resta tentar fazer algo diferente todos os dias, vou tentar, mas a minha amiga rotinazinha teima em instalar-se... que chata!!

Irei retornar a dar aulas dia 2 de Setembro, e disto sim tinha saudades. Como já não danço há um mês ( não fiquem espantados, já explico) estou desejosa de voltar a rever e conhecer novas alunas, de ensinar e retomar os shows que vou fazendo.

Este ano sim, carreguei baterias. Como disse há pouco, eu preciso, pelo menos uma vez por ano, afastar-me da dança e música oriental de modo a poder sobretudo descansar. Enganam-se mais uma vez se pensam que estou sempre com vontade de dançar e 24h a ouvir música árabe, não!!! Morria de tédio... a dança é a minha Vida mas a minha Vida não é só dançar. Antes de ser a Sara Naadirah - a bailarina - também sou a Sara - simplesmente a Sara. E é quando sinto saudades que danço melhor, e tenho inspiração para os meus shows e coreografias.

É assim que me sinto neste momento, com muita vontade de dançar, cheia de ideias e força para as concretizar para um ano cheio de trabalho.

Ao contrário do que aconteceu no último. O ano lectivo que passou foi um dos piores anos que já tive. Como há um ano atrás não tive umas boas férias (para mim férias é ter obrigatoriamente sair de onde vivo, por algumas semanas, não basta uns dias) juntando uma crise pessoal enorme, o resultado foi um ano depressivo, sem a mínima vontade de dançar e sem nenhuma inspiração ou força para o que quer que fosse. Tive de me recolher mais, não quis ter a exposição que normalmente tinha, tive de recusar muitos aulas e shows porque simplesmente não tinha força física mas principalmente psicológica. Só tinha vontade de estar deitada, sem pensar em nada...

De certeza que não estão a compreender, mas imaginem: durante seis anos que luto pela dignificação da Dança Oriental no nosso país e digo-vos é uma luta constante contra a maré; todas as vezes que ou estou a dançar ou a dar aulas ou simplesmente a falar de Dança Oriental tenho de estar SEMPRE a provar que SEI o que estou a fazer ou a dizer; com o passar dos anos as ilusões que criámos no inicio da carreira são repensadas e algumas revelam-se verdadeiras desilusões; a luta constante e saturante de tentar não engordar pois sou SEMPRE julgada pela minha aparência cada vez que piso um palco, antes mesmo de apreciarem a minha dança, que isso seria sim o mais importante; a luta que é ser bailarina neste país e conseguir viver disso mesmo casada, com uma casa e contas para pagar como qualquer outra pessoa; levar constantemente com a ingratidão de muitos alunos e ignorância do público; a juntar a tudo isto a nossa vida pessoal ( estou casada á dois anos e o meu marido esteve desempregado praticamente todo o ano), social e familiar. É dose não é?

Depois de tanto lutar, no último ano fui-me abaixo. E não tenho vergonha de dizer que tive vontade de deixar de dançar, dar aulas, enfim... desistir dos meus sonhos. Hoje chego á conclusão que foi normal essa passagem - a passagem pelo deserto - como lhe chamo ( falarei melhor disto num outro texto), mas já passou e estou renovada!

Que este ano seja magnifico!!!! E vai ser...


Comentários

  1. Esperemos que sim, que seja um ano excelente!!

    (adoro a foto!)

    **

    ResponderEliminar
  2. Oi Sara :) vai ser, sim.
    ESte último ano foi um ano duro, de grandes desafios e obstáculos. Mas isso é mais uma razão para vermos a nossa força interior e dar-mos valor ao que é importante na vida. Perante as adversidades, vamos buscar forças que desconhecíamos existirem em nós.
    Que a bonança brinde quem atravessou a tempestade :D, certo?
    E cá estaremos nós para fazer as nossas escolhas e contribuir para um ano magnífico.

    Bj.

    ResponderEliminar
  3. A foto está maravilhosa, linda como sempre a minha professora!! Beijinhos, Claudia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Afinal o que é ser humilde...

As bailarinas ouvem muitas vezes a palavra humildade, que temos de ser, viver e actuar com humildade. Concordo plenamente... Mas o que é humildade? E quem é que pode dizer a outro tu és e tu não és humilde? Socialmente uma pessoa humilde não ostenta riqueza nem vaidade, procura ser útil mas discreto e pede ajuda fazendo questão de dizer que não sabe tudo. Que pessoa humilde seria esta! E quase perfeita... Lamento desiludir, mas não tenho todas essas características! Sou humana, tenho defeitos e muitos... como todos vocês! Para mim, humildade é um valor que se adquire logo na infância e se desenvolve ao longo da vida. Mas acho que há vários graus e muitíssimas definições de humildade. O que pode ser para mim uma acção humilde para outro é algo bem diferente. Quantas vezes agimos ou dizemos algo que pensamos, que é natural aos nossos olhos, mas somos logo julgados: "Não és nada, humilde!" Penso: como bailarina, posso ser humilde? Vocês dir-me-ão: Claro! Tens mais é que ser h

Então, o que basta?

Desde que me lembro, oiço dizer que, para dançar é preciso gostar mesmo. Ter Amor, Paixão pela Arte da Dança. Concordo. Cresci a ouvir isto. Mas, basta?...  Hoje, depois de tantos anos dedicados à Dança, eu acho - melhor, tenho a certeza - que não.  Então, o que basta?... Sinceramente?!... Tudo. Danço desde sempre. E desde sempre, o meu Amor pela Dança impulsionou-me a continuar. Foi assim com a minha primeira paixão: o ballet e que continuou para a Dança Oriental onde foi "Amor à primeira vista." Tal como num casamento, a paixão inicial transforma-se num Amor. Amor este que se tornou profundo, amadurecido e, também calejado.  Manter uma relação, não é fácil nem romântica como se idealiza, muito menos incondicional. É necessário esforço, dedicação, responsabilidade, sentido e condições. Definitivamente, só o Amor não basta. Na Dança, sinto que é igual. É uma relação entre a bailarina e a sua arte. Há que investir nesta relação para que o Amor - base fundamental SIM - não fiqu

Outro pecado, defeito ou talvez virtude

Não consigo ser hipócrita e cínica. Danço aquilo que sinto... e não há volta a dar. Por mais que tente, não consigo, fingir que estou alegre quando estou triste, gostar quando não gosto, rir quando me apetece chorar, mentir quando me quero dizer umas verdades. Sinceramente até hoje não sei se isto é uma virtude ou defeito. Ao longo da minha vida poucas não foram as situações em que se tivesse sido hipócrita tinha ganho mais, em que se o cinismo falasse mais alto tinha evitado inúmeras "saias justas". Muitas vezes a minha mãe e até marido dizem-me que não posso ser tão directa em certas situações, que às vezes a minha antipatia com quem não gosto é-me prejudicial. Dizem-me "finge" e eu respondo "é pá, não consigo" e não dá mesmo! Confesso que alguns comentários que dou, resposta impulsivas, atitudes de mau humor caem-me mal e transpareço uma brutalidade que não é totalmente verdadeira. Quem não me conhece fica a pensar que sou arrogante, antipática, conven